Não é tão simples homem trans engravidar como aconteceu com Ivan na novela
Ivan, personagem da atriz Carol Duarte na novela "A Força do Querer", levou um susto ao descobrir que estava "grávido", mesmo já tendo iniciado o processo de transição de gênero. Tudo aconteceu na época em que teve um relacionamento com Cláudio (Gabriel Stauffer), quando ainda se apresentava como Ivana.
Alexandre Saadeh, que é coordenador do Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero do IPq - Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, explica que, quando a mulher está no processo de transição de gênero, é mais difícil e até improvável que consiga engravidar acidentalmente. Tudo por culpa dos hormônios que são tomados durante o processo.
Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.
"O feto corre alguns riscos sendo exposto a uma dose excepcional de testosterona, podendo até causar um aborto, por exemplo. Assim, seria quase impossível engravidar acidentalmente fazendo uso desse hormônio", diz o especialista. A testosterona é encontrada tanto em homens quanto em mulheres, porém, está em quantidades bem maiores no corpo masculino.
Ela é o principal hormônio e fundamental para o desenvolvimento dos tecidos reprodutores, como testículos e próstata, além de atuar no desenvolvimento de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, massa óssea e no crescimento de pelos no corpo.
Planejar é preciso
Antes e durante a gravidez, o homem trans precisa parar de usar hormônios masculinos por pelo menos alguns meses. O intuito é que a pessoa volte a ter um equilíbrio hormonal feminino, justamente para conseguir ovular, e esse óvulo ser fecundado e nidar no epitélio uterino, finalmente gerando um feto e uma gravidez.
De acordo com Saadeh, o que foi modificado com uso de hormônios masculinos não irá se perder durante a gestação --como os pelos da barba, por exemplo. Além disso, se o homem trans tiver optado por manter as mamas, ele pode até amamentar a criança. "No entanto, muitos engravidam, mas preferem não fazer isso", observa.
Caso opte por dar de mamar para o bebê, o homem trans ainda vai continuar não menstruando durante esse período. "Mas, se não quiser, pode ser que tenha um ou dois ciclos menstruais, tudo dependendo de seu metabolismo e de quando reintroduzirá os hormônios masculinos", explica o especialista.
Sem fazer julgamentos precipitados, os especialistas sempre tentam entender o que leva um homem trans a querer engravidar. Muitos, por amarem suas parceiras, que por motivos vários se tornaram inférteis; outros por quererem ter filhos geneticamente compatíveis com eles, uma continuidade; outros, por motivos muito pessoais. "Portanto, não é comum, mas possível um homem trans que está em plena transição querer engravidar", diz Saadeh.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.