Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Como e com que frequência você deveria limpar seu colchão

Passamos um terço de nossas vidas deitados, mas não tratamos nosso colchão como ele merece - GETTY IMAGES/BBC
Passamos um terço de nossas vidas deitados, mas não tratamos nosso colchão como ele merece Imagem: GETTY IMAGES/BBC

Redação - BBC News Mundo

15/10/2022 10h22

Virar o colchão de vez em quando, manter a higiene adequada e, quando chegar a hora, trocá-lo, é fundamental para a saúde.

Nem seu parceiro, nem seus pais, nem seus amigos. O que possivelmente te serve de apoio por mais tempo é o colchão. Passamos um terço de nossas existências deitados, mas não costumamos tratar esse parceiro de vida como ele merece.

Por que não? Vamos fazer um exame de consciência juntos.

Você é daqueles que troca os lençóis com frequência ou faz isso em anos bissextos, quando não há outro remédio e o tecido já tem tantas bactérias que ganhou vida própria?

Por acaso você senta sobre seus lençóis com as roupas com que chegou da rua, aquelas que já passaram pelo metrô, bar, parque? E como você limpa as manchas?

Deixe-me adivinhar, você é daqueles que acredita no mito romântico do café da manhã na cama e, por isso, sujeita seu colchão a possíveis riscos, como manchas de café, suco de laranja e quem sabe que outros líquidos perniciosos.

Por fim, você vira seu colchão regularmente ou ele já está tão definido com seu formato que você poderia fazer seu molde em cera com ele?

Se você respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas, deve continuar lendo para evitar tornar seu colchão digno de aparecer em uma cena de crime do seriado americano CSI.

Comer na cama, sentar nela com roupas de sair e não limpar manchas na hora são hábitos que podem danificar o colchão - GETTY IMAGES/BBC - GETTY IMAGES/BBC
Comer na cama, sentar nela com roupas de sair e não limpar manchas na hora são hábitos que podem danificar o colchão
Imagem: GETTY IMAGES/BBC

'Ah, teu cheiro em meu lençol...'

Mesmo que a pessoa amada tenha deixado boas lembranças no seu lençol, como na música de Alceu Valença, lavar a roupa de cama é essencial para a saúde do seu colchão e para a sua também.

Manter lençóis sem troca por semanas ou meses não tornará eles mais quentinhos e aconchegantes. Será apenas um terreno fértil para bactérias e maus odores.

Para manter o colchão limpo, troque os lençóis semanalmente, conforme recomendado pela Sleep Foundation, organização que estuda a qualidade do sono.

Também é aconselhável lavar capas de travesseiros e almofadas, cobertores e edredons, embora com menos frequência do que os lençóis.

As capas, uma vez por mês. No caso de cobertores e edredons, dependendo do seu uso, pode ser no final da temporada de uso. Se você usar uma capa de edredom, é mais fácil lavá-la e você poderá fazer isso com mais frequência.

Também é importante lavar os travesseiros, mas primeiro verifique se eles podem ser lavados na máquina.

Virar uma vez por ano o colchão

Ou duas vezes. Os muito cuidadosos chegam a virar o colchão até quatro vezes por ano para mantê-lo em boas condições.

Dependendo do design do colchão que você tem, pode ser suficiente apenas girá-lo, passando o lado onde repousa a cabeça para os pés, segundo a Organização de Consumidores e Usuários (OCU) da Espanha.

Alguns colchões têm até tecidos diferentes para a temporada de inverno e verão.

Quando virar? Pode ser uma boa ideia fazer isso quando o frio piorar ou o calor começar, assim você terá as duas voltas por ano que os especialistas recomendam.

Se você quiser ir mais longe, pode fazer isso a cada mudança de estação.

Existem alguns colchões que não podem ser virados por terem zonas diferenciadas ou reforços para determinadas áreas.

E peça ajuda a alguém para virar o colchão. Não é uma boa ideia fazer algo que é bom para as costas, e acabar machucando elas.

Quando você virar o colchão, pode aproveitar para fazer uma pequena limpeza geral, aspirando para remover a poeira que possa ter se acumulado.

Você também pode colocar bicarbonato de sódio, a seco, sobre todo o colchão. Deixe agir por um longo período, até mesmo algumas horas. Em seguida, retire tudo com uma escova de roupas e passe o aspirador.

Não se esqueça de aspirar com frequência seu quarto e, especificamente, debaixo da cama. Isso, idealmente, deve ser feito uma vez por semana.

Para cada mancha, um truque

Além de uma limpeza geral de vez em quando, existem manchas que devem ser removidas o quanto antes para que o colchão não se transforme num ninho de bactérias e para eliminar odores indesejáveis.

Seja qual for a origem das manchas, há duas coisas a evitar: molhar excessivamente o colchão e esfregar. Isso só piora as coisas.

Coloque luvas e, se necessário, contenha o líquido com uma toalha para que ele não se espalhe.

Limpe mancha por mancha, repetindo o processo várias vezes até que desapareçam. Quando uma estiver pronta, passe para a próxima.

Quando terminar, enxágue a área. Mas, lembre-se de fazer isso com um pano ou toalha bem torcido.

No caso de manchas de saliva e suor, as mais comuns em colchões e travesseiros, você pode usar um tira manchas de estofados ou um limpador enzimático.

Verifique antes de aplicar se o produto de limpeza é adequado para o material do estofamento do colchão. A OCU também recomenda uma pequena quantidade de detergente neutro dissolvido em um copo de água morna com algumas gotas de vinagre branco como opção.

Para remover manchas de sangue de um colchão, faça uma pasta grossa de bicarbonato de sódio usando o mínimo de água possível. Coloque o colchão de lado e aplique a pasta. Após cerca de 30 minutos, ele estará seco e você poderá escovar suavemente o colchão para remover quaisquer detritos.

Repita a operação até a mancha sair. Por fim, passe delicadamente uma esponja umedecida com água salgada. Um remédio rápido e eficaz para uma mancha recente é aplicar água oxigenada na mancha e absorvê-la com algodão ou gaze.

Quando terminar, umedeça um pano limpo com água para enxaguar suavemente a área, depois aplique bicarbonato de sódio, deixe-o descansar e remova com uma escova macia ou aspiração suave.

Que seja eterno enquanto dure

Para manchas de urina, você pode tomar previamente o cuidado de colocar um protetor para o colchão que seja impermeável, lavável e reutilizável.

Existem também protetores que não cobrem todo o colchão, mas, sim, uma área específica. Existem os de uso único e os reutilizáveis.

No caso dessas manchas, assim como as causadas por vômitos, é necessário agir o quanto antes. Os produtos químicos nestes tipos de fluidos podem danificar o colchão.

A recomendação é, após retirar o excesso de líquidos, dissolver um pouco de detergente ou espuma para estofados em água morna e adicionar algumas gotas de amônia.

Aplique a mistura no colchão com uma esponja ou pano. Em seguida, passe um pano umedecido em água limpa com algumas gotas de antisséptico como álcool ou água oxigenada e seque bem a área com um pano seco ou papel absorvente como papel toalha.

Em todos os casos, com qualquer mancha, não coloque o colchão na posição normal até que esteja seco.

O mesmo princípio se aplica ao colchão e ao amor: que seja eterno enquanto dure.

Os fabricantes costumam recomendar a troca a cada 8 ou 10 anos. Embora não seja uma ciência exata.

Mas se ele não te dá mais o conforto que você precisa, te incomoda todas as noites em vez de dar prazer e descanso, talvez seja hora de procurar outras opções.

- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/geral-63126452