PUBLICIDADE

Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Quer reduzir o consumo de sódio? Use o 'sal de ervas' em suas refeições

iStock
Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes

De VivaBem, em São Paulo

12/05/2022 04h00

O consumo excessivo de sódio aumenta o risco de problemas de saúde como pressão alta, retenção de líquidos, doenças renais e até osteoporose. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que uma pessoa não ingira mais do que 2 g de sódio (cerca de 5 g de sal de cozinha) por dia.

Para não ultrapassar esse limite, a primeira dica é maneirar na quantidade de alimentos industrializados que você come, já que esses produtos costumam ser carregados de sódio —na dúvida, confira a tabela nutricional na embalagem do produto.

Na hora de preparar suas refeições, uma boa tática para reduzir o uso do sal sem perder o sabor dos alimentos é apostar em uma combinação do ingrediente com ervas aromáticas, como salsinha, alecrim, cebolinha e/ou manjericão.

Em reportagem de VivaBem, a nutricionista Célia Bittencourt, integrante da Sban (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), ensinou a preparar o "sal de ervas".

"Faça uma mistura de partes iguais de sal com ervas como orégano, manjericão, alecrim ou qualquer outra erva aromática seca, ou mesmo o alho. Bata no liquidificador e guarde em um pote de vidro bem fechado. Isso irá auxiliar na diminuição da quantidade de sal utilizada nas preparações", ela recomenda.

O brasileiro ingere, em média, 12 gramas por dia de sal, mais que o dobro do recomendado pela OMS.

"Para conseguir diminuir o consumo, é importante reduzir gradualmente a quantidade de sal que você usa. Assim, as papilas gustativas localizadas na língua têm tempo de se adaptar ao novo sabor. Normalmente, isso ocorre após três semanas", sugere a nutricionista Kátia de Carvalho Nobre, pós-graduada em nutrição clínica e membro da Apan (Associação Paulista de Nutrição).

Cardápios para Emagrecer

Estas dicas estão na newsletter de VivaBem desta quinta-feira (12/05) — cadastre-se aqui para recebê-la — e fazem parte de Cardápios para Emagrecer, projeto exclusivo para assinantes UOL, que todos os sábados recebem 5 cardápios inéditos, elaborados pelo nutricionista Victor Machado. Assinantes ainda recebem uma lista de compra e uma receita toda semana, podem tirar dúvidas com nutricionistas e ler outras dicas para ter uma alimentação mais equilibrada. Assine o UOL e tenha acesso ao Cardápios para Emagrecer e outros conteúdos exclusivos.