Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Quer diminuir a barriga e a fome? Turbine o consumo de proteínas

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem

04/08/2022 04h00

Reduzir a barriga não é só uma questão de estética e tem impacto também na saúde. Como envolve órgãos vitais, o excesso de gordura abdominal aumenta o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e esteatose hepática (gordura no fígado).

Não existe um "alimento milagroso", que faça você emagrecer. A receita para reduzir os dígitos na balança é apostar em uma alimentação rica em produtos naturais (carnes, ovos, verduras, legumes, frutas, castanhas), praticar exercícios físicos regularmente e adotar bons hábitos de vida (dosar o estresse, dormir bem, evitar o excesso de álcool e açúcar etc.).

Mas um nutriente que é grande aliado para reduzir a barriga: a proteína

Presente em carnes, ovos, peixes e laticínios, a substância estimula a liberação de hormônios que promovem saciedade —fazendo com que você sinta menos fome e coma menos ao longo do dia. Diversas pesquisas já mostraram que pessoas que comem refeições ricas em proteínas têm menos gordura na região da cintura, como uma análise feita em Ontário, no Canadá.

A recomendação é ingerir, pelo menos, 0,8 g de proteína por quilo de peso corporal ao dia. Ou seja, uma pessoa com 70 kg precisa consumir pelo menos 56 g de proteínas ao longo do dia (algo que você consegue obter comendo dois filés de frango, um ovo e um pote de iogurte natural, por exemplo).

Em Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL recebem cinco cardápios por semana, com cinco refeições —e em praticamente todas elas há ao menos uma fonte de proteína, para você perder peso de forma saudável e sem sentir fome durante o dia. Assine o UOL para acessar todos os cardápios e outros conteúdos exclusivos. Para receber gratuitamente dicas de alimentação como estas, cadastre-se na newsletter de VivaBem.