PUBLICIDADE

Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Industrializados cabem na dieta saudável, basta saber fazer boas escolhas

Divulgação
Imagem: Divulgação
só para assinantes

Colaboração para VivaBem

24/06/2022 04h03

Ter uma dieta repleta de comidas naturais é a regra básica para uma alimentação saudável. Mas, no "mundo real", nem tudo acontece de forma ideal e é quase impossível não consumir alimentos processados com certa frequência.

E está tudo bem, desde que você saiba escolher esses produtos. Ler as informações nutricionais e a lista de ingredientes é a melhor maneira de não levar para casa o que não é tão bom para a saúde.

A nutricionista Nathália Oliveira Leite Pessoa explica, em reportagem de VivaBem, que a lista de ingredientes é descrita de forma decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o mais predominante naquele alimento.

"Se um dos primeiros ingredientes for açúcar (ou seus subtipos) ou farinha de trigo branca, esse não será necessariamente um bom alimento. Portanto, opte preferencialmente por aqueles com uma lista mais curta, sem açúcares, conservantes, estabilizantes e outros aditivos", ela recomenda.

O que procurar na tabela nutricional

A tabela nutricional indica quanto aquele alimento representa para a sua necessidade diária de gorduras, carboidratos, fibras, proteínas, sódio e açúcar, entre outros. Veja como avaliar, por exemplo, quantidades de sódio e açúcar:

  • Sódio: deve ter um número o mais baixo possível. Uma quantidade superior a 400 mg em 100 g de alimento é considerada alta.
  • Açúcar: pode aparecer "disfarçado" com os nomes xarope de glicose, xarope de milho, glicose de milho, glicose, dextrose, frutose, maltose, galactose, maltodextrina ou sacarose. Em uma dieta de 2.000 calorias, deve representar, no máximo, 10% do total, ou 50 g de açúcar por dia.

Em Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL encontram menus que priorizam ingredientes naturais ou pouco processados, com o objetivo de que as refeições sejam saborosas sem a necessidade de aditivos químicos.

Cadastre-se na newsletter de VivaBem para receber dicas de alimentação como essa de hoje. Aos sábados, assinantes UOL cadastrados na newsletter recebem cinco menus inéditos, além de lista de compras e receita —assine o UOL aqui e tenha acesso a conteúdos exclusivos.