Topo

Blog da Sophie Deram

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cozinhar é a melhor prevenção contra obesidade e diabetes tipo 2

Cozinhar, comida caseira - iStock
Cozinhar, comida caseira Imagem: iStock

Colunista do UOL

24/03/2021 04h00

No mundo de hoje, a tendência é cozinhar cada vez menos. Ir para a cozinha demanda tempo, concentração, planejamento e algumas habilidades culinárias. A bela notícia é que todo mundo pode desenvolver essas habilidades.

Mas no ritmo frenético em que vivemos e com a grande disponibilidade de alimentos semiprontos e prontos para consumo, parece mais fácil colocar aquela lasanha congelada no micro-ondas ou pedir uma refeição pronta. Realmente, com os alimentos industrializados, ganhamos em praticidade e tempo, mas podemos perder em saúde.

Cozinhar e consumir comida fresca e caseira permite a qualquer pessoa ter mais consciência do que está comendo e nos torna menos dependentes de alimentos processados e ultraprocessados. Com isso, também pode contribuir para a prevenção da obesidade e do diabetes. E não sou só eu quem estou falando isso, é a ciência!

Comer comida caseira nos proporciona uma alimentação mais saudável

Um estudo publicado em 2014 pela revista Public Health Nutrition levou em consideração que os norte-americanos cozinham cada vez menos e consomem cada vez mais alimentos preparados fora de casa, em geral com maior densidade energética e menor valor nutricional.

Dessa forma, os pesquisadores decidiram investigar a frequência do ato de cozinhar e a qualidade da alimentação de adultos nos Estados Unidos durante os anos de 2007 e 2010.

Os resultados dessa pesquisa, que contou com mais de 9000 voluntários, mostraram uma menor ingestão calórica entre as pessoas que cozinhavam o jantar frequentemente.

Os adultos que jantavam em casa no máximo uma vez na semana apresentaram uma ingestão média de 2300 kcal, incluindo 86 g de gorduras e 135 g de açúcar. Enquanto isso, as pessoas que cozinhavam todos ou quase todos os dias da semana ingeriam, em média, 150 kcal a menos, e também menos gordura (81 g) e açúcar (119 g).

Do mesmo modo, quem cozinhava em casa de seis a sete noites por semana tendia a consumir menos calorias quando saia para comer fora.

Mas não é só caloria. Cozinhar nos faz comer melhor!

Outra pesquisa, publicada na Plos Medicine, acompanhou 58 051 mulheres entre os anos de 1986 a 2012 e 41 676 homens de 1986 a 2010.

Os pesquisadores coletaram dados sobre saúde, incluindo informações relatadas pelos próprios voluntários sobre hábitos alimentares e a ocorrência de diabetes.

Aqueles que relataram fazer de cinco a sete refeições em casa no jantar apresentaram um risco 15% menor de desenvolver diabetes tipo 2 do que aquelas pessoas que faziam duas ou menos refeições caseiras durante a semana.

Outras análises do estudo sugeriram que o menor ganho de peso entre aqueles que consumiam mais comida caseira poderia explicar, em partes, a redução de ocorrência de diabetes.

Como sabemos, estratégias mais bem-sucedidas para prevenção do diabetes incluem mudanças comportamentais, como um estilo de vida que inclua a prática prazerosa de atividade física e bons hábitos alimentares. Assim, vemos que cozinhar mais pode ajudar e muito com a nossa saúde.

Do ponto de vista da saúde pública, os pesquisadores apontam, ainda, a necessidade de ações que incentivem o preparo das refeições em casa e melhorem a qualidade da alimentação. Nesse sentido, uma ótima iniciativa é o nosso Guia Alimentar, que valoriza o hábito de cozinhar os alimentos por qualquer pessoa, sem distinção de gênero.

Cozinhar é bom para além da alimentação

Cozinhar, sem dúvidas, permite comer melhor, pois preparando a própria refeição é possível consumir mais alimentos in natura e menos alimentos ultraprocessados, ou seja, ter uma alimentação de melhor qualidade e prevenir doenças crônicas, como a ciência tem mostrado.

Mas a saúde não diz respeito apenas à ausência de doenças ou à sua dimensão física. Nesse sentido, o hábito de cozinhar pode ser muito importante para termos uma vida saudável em outras dimensões.

Por exemplo, você pode meditar enquanto cozinha, porque cozinhar exige concentração e estar no momento presente. Não dá para ficar cortando um alimento enquanto respondemos uma mensagem no celular ou ao mesmo tempo em que trabalhamos, não é?

Cozinhando é possível se conectar com a comida, conhecer mais sobre os alimentos e ter mais autonomia, tornando-se menos dependente de alimentos industrializados, além de ser uma oportunidade de maior conexão com as pessoas ao seu redor. Que tal chamar toda a família e amigos para cozinhar juntos? Vocês podem estreitar os laços e socializar durante o preparo, como também na hora da refeição.

Como cozinhar mais?

Cozinhar parece ser mesmo muito benéfico. Mas talvez você esteja se perguntando como poderia cozinhar mais com um tempo tão escasso. Bom, tenho aqui dicas que podem ajudar nisso.

1. Planeje seu tempo

Acredito que a primeira coisa a se fazer antes de mexer nas panelas é planejar seu tempo. Pode ser difícil conseguir um tempo para cozinhar todos os dias, mas uma sugestão que pode ajudar bastante é preparar a comida em algum dia do final de semana, quando, em geral, estamos mais livres.

Depois da comida preparada, é só congelar as porções. Ao longo da semana, o tempo que vai levar para esquentar a comida, seja no fogão, seja no micro-ondas, pode até ser menor do que escolher uma comida para entrega.

2. Conte com a ajuda de toda a família

Cozinhar demanda tempo e também muitas tarefas. Envolve fazer compras, lavar louça, pré-preparo e preparo. Divida as tarefas entre as pessoas que convivem com você e o trabalho ficará mais leve.

3. Vá ao mercado e feiras

Não é só o tempo que precisa ser planejado, mas também a alimentação como um todo. O que você deseja comer e cozinhar? Faça uma lista de compras e vá ao mercado e feiras, onde poderá adquirir alimentos de qualidade.

4. Desenvolva habilidades culinárias

Se você não se considera uma pessoa muito boa na cozinha, relaxe! Todos podem cozinhar e desenvolver habilidades culinárias.

Não é necessário ser um grande chef de cozinha para fazer uma comida deliciosa, mas comprar livros de culinária, buscar receitas na internet, assistir a vídeos, conversar com os amigos e até entrar em um curso de culinária pode ajudar bastante.

5. Aproveite o momento e a refeição

Por fim, é só aproveitar o momento, pois verá que cozinhar pode ser bem relaxante e libertador. E, claro, aprecie sua refeição sem culpa e sem medo!

Bon appétit!

Sophie Deram