Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Novembro Azul: homens, agora o toque é pra vocês

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colaboração para VivaBem

01/11/2022 04h00

Em junho deste ano, um artigo da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, vinculada à OMS (Organização Mundial da Saúde), trouxe dados sobre o câncer nos 32 países da América Latina e do Caribe, com base em estimativas nacionais de incidência e mortalidade pela doença.

Os números são alarmantes. Os cálculos apontam para 1,5 milhão de novos casos de câncer e 700 mil mortes por ano em nossa região. E, ainda, mostram que o tipo de tumor mais incidente, de acordo com dados de 2020, é o câncer de próstata, correspondendo a 15% do total de registros, excluindo câncer de pele não melanoma.

No Brasil, esta é também a neoplasia que mais atinge o homem. E, o mais grave, a mortalidade muda dependendo de onde o paciente faz o tratamento. No serviço público varia de 30% a 40% dos casos, principalmente porque estão chegando tarde demais na ponta do atendimento.

Por isso, o diagnóstico precoce, também no câncer de próstata, é de fundamental relevância. Descobrir a doença cedo possibilita uma curabilidade acima de 90% na maioria dos casos. Isso só é possível com o rastreamento, com a recomendação correta. Precisamos reforçar aqui que os exames para o câncer de próstata são dois, que se complementam: o toque retal e o PSA.

A indicação é que os homens façam esses exames a partir de 50 anos. Para os negros ou homens com histórico familiar da doença, o rastreamento deve começar antes, a partir dos 45 anos, anualmente.

E esta é uma excelente oportunidade de visitar o médico e cuidar integralmente da saúde, sabidamente negligenciada por grande parte da população masculina no Brasil. Aproveite a consulta para verificar como andam seu coração, ossos e mente. E mantenha um olhar muito atento aos sinais do seu corpo.

Então, quando iniciamos o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, deixo aqui uma mensagem bem objetiva: hábitos saudáveis vão proteger o organismo contra o câncer e outras condições de saúde crônicas.

Cito a prática de exercício físico regular, como uma caminhada diária vigorosa de 30 minutos; a manutenção do peso; a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, legumes, verduras e carnes magras. Acrescento na lista não fumar e evitar o consumo de bebida alcoólica.

Os fatores protetivos são importantes. Manter os exames de rastreamento em dia, para a chance de um diagnóstico precoce, também.

Cada um de nós tem um papel fundamental em ser protagonista no cuidado da saúde. Mas, se a notícia de uma doença vier, a medicina tem trazido boas perspectivas para os pacientes com câncer de próstata. Falaremos mais sobre este tema em breve.