Topo

Taise Spolti

Leite de semente de abóbora é opção saudável e saborosa para alérgicos

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

14/10/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando pensamos em receitas saudáveis, geralmente o que vem à cabeça é que elas são para quem quer emagrecer. Mas não é nada disso.

Há muito tempo trabalho com pessoas que se desvincularam da promessa do estético e optaram pelo caminho da saúde. Aliás, esse caminho é a única saída para muitos que têm alergias alimentares ou intolerâncias. É muito comum nos deparamos com pessoas que não podem se deliciar com inúmeras receitas porque, mesmo que troquem o leite de vaca pelo vegetal, têm alergia às oleaginosas, como amendoim, castanhas e nozes.

Pensando nisso, as pessoas buscam opções que, além de saudáveis, também são deliciosas e podem ser usadas em receitas. Foi assim que os leites de sementes ganharam espaço nas prateleiras do supermercado e nas despensas.

O leite de semente de abóbora, por exemplo, tem sabor neutro, doce e é rico em ferro, cálcio e fósforo. Você pode fazer e deixar na geladeira por até três dias.

Ingredientes:

  • 1 xícara (de café) de semente de abobora sem sal (compre seca a granel, é barata e fácil de encontrar)
  • 3 xicaras (de café) de água filtrada (para o molho)
  • 3 xicaras (de café) de água filtrada (para o leite)
  • 1 colher (de chá) rasa de essência de baunilha natural

Preparo:

  1. Coloque as sementes em uma tigela com as primeiras 3 xicaras de água durante a noite. No dia seguinte, jogue fora essa água e lave as sementes em água corrente;
  2. Processe as sementes lavadas no liquidificador com as 3 xicaras de água restantes. Adicione a essência de baunilha natural e está pronto. Se preferir, passe o líquido por um coador de tecido. A bebida ficará bem lisa ao toque, sem pedacinhos das cascas.