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"Leite condensado" funcional: aprenda receita com bebida vegetal

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Imagem: iStock
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

23/09/2020 04h00

Sempre que eu falo em sobremesa saudável, existe uma 'reclamação': os leites condensados que existem por aí. Os mais conhecidos são feitos de leite de vaca, tendo uma quantidade de açúcar muito alta, então não são para todos.

Além disso, tenho muitas alunas veganas e intolerantes à lactose. Pensando nisso, testamos algumas receitas e eu consegui chegar em uma que agrada até quem não pensava em trocar o tradicional pelo saudável.

Muito simples de fazer, guarde-o na geladeira depois de pronto. Dá para fazer qualquer receita com ele ou então apenas colocar uma pequena quantidade em cima do bolo ou sobremesa saudável você que quiser.

Ingredientes

  • 1 xícara de leite vegetal em pó (de arroz ou de coco - eu testei com o de coco e ficou sensacional)
  • 1/4 de xícara de xilitol
  • 2/4 de xícara de açúcar demerara (se quiser pode fazer tudo com xilitol)
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco derretido
  • 1/4 de colher (chá) de sal
  • 1/3 de xícara de água quente

Preparo

  1. Bata tudo no liquidificador durante 8 minutos e depois conserve na geladeira.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL