Você sabe economizar nos gastos da casa? Veja mitos e verdades

Para fazer o dinheiro render, poupar recursos naturais, acertar na compra do supermercado e evitar armadilhas que levam ao consumo por impulso são iniciativas eficazes. Saiba se você está por dentro do assunto ou se precisa investir em mudanças de hábito, a partir do teste abaixo.Fontes consultadas: Julio Santos, educador financeiro. Rubens Leme, coordenador de usos finais e eficiência energética da Eletropaulo. Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.
- 110
O ideal é fazer compras no supermercado uma vez por mês.
- Verdade
- Mito
Mito
Para evitar o desperdício, o mais indicado é planejar o cardápio da semana e colocar no carrinho só o que vai usar nos dias mais próximos. Ao comprar produtos em grande quantidade, é maior a probabilidade de que alguns estraguem ou não sejam utilizados dentro do prazo de validade.
Getty Images
- 210
Eletrodomésticos mais eficientes ajudam a economizar energia.
- Verdade
Verdade
Para saber quais são os melhores, basta observar a classificação de acordo com os parâmetros do Inmetro ? Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia ?, que divide os aparelhos em grupos de A até E; a letra A correspondendo ao mais econômico. Equipamentos identificados com o Selo Procel de Economia de Energia são considerados os mais bem pontuados da categoria, no que diz respeito ao consumo do recurso.
Getty Images - Mito
- Verdade
- 310
Congelar alimentos é uma boa pedida para evitar o desperdício.
- Verdade
- Mito
Mito
Preparar alimentos em grande quantidade e congelar pode ser uma medida prática para facilitar o dia a dia. Mas só representará economia real se as porções forem adequadas ao consumo. Pratos congelados, descongelados e não consumidos integralmente acabam indo para o lixo. O que representa perda de dinheiro.
Getty Images
- 410
Aparelhos desligados gastam energia se ficarem na tomada.
- Verdade
Verdade
Aparelhos como TV, ar-condicionado, decodificadores de TV a cabo, sistemas de segurança e micro-ondas consomem uma quantidade considerável de energia mesmo em stand by, já que alguns dispositivos continuam funcionando para garantir o acionamento imediato via controle remoto. Por isso, aparelhos que não são usados diariamente devem ser mantidos, preferencialmente, fora da tomada.
Getty Images - Mito
- Verdade
- 510
No mercado, aproveitar promoções é uma forma de economizar.
- Verdade
- Mito
Mito
As promoções podem ser armadilhas e fazer o consumidor perder dinheiro. Em primeiro lugar, porque levam a uma compra não planejada, que pode desequilibrar o orçamento. Em segundo, porque podem induzir à compra em uma quantidade maior do que a necessária para o uso rotineiro, provocando desperdício.
Getty Images
- 610
As lâmpadas representam quase 50% do gasto de energia de uma casa.
- Verdade
- Mito
Mito
Segundo Rubens Leme, coordenador de usos finais e eficiência energética da Eletropaulo, as lâmpadas representam cerca de 10% do gasto doméstico. Ainda assim, a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led representa economia considerável. ?Se o consumidor fizer essa substituição em uma única lâmpada, que fica acesa cinco horas por dia, isso representará uma economia de R$ 4 no fim do mês?, diz.
Getty Images
- 710
Passar a roupa na hora de usar é uma medida eficaz para reduzir gastos.
- Verdade
- Mito
Mito
A recomendação é juntar o maior número possível de peças e passar tudo de uma vez só. A cada vez que o ferro é ligado, precisa de alguns segundos para atingir a temperatura adequada. Por isso mesmo, ao ligar e desligar muitas vezes, o consumo de energia será maior, gerando desperdício.
Getty Images
- 810
Os melhores eletrônicos para o lar são os que reúnem o maior número de recursos.
- 910
Sobras de alimentos não devem ser reaproveitadas.
- 1010
Quanto mais próxima do fogão, maior será o gasto de energia da geladeira.
- [[pts]] de 10 pontos
Gostou do resultado? Compartilhe!
- [[pts]] de 10 pontos
Gostou do resultado? Compartilhe!
- [[pts]] de 10 pontos
Gostou do resultado? Compartilhe!
- [[pts]] de 10 pontos
Gostou do resultado? Compartilhe!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.