Topo

Mulher fica grávida 2 vezes em 5 dias e deixa até os médicos confusos

Odalis Martinez é mãe das gêmeas Lilo e Imelda - Reprodução/TikTok/lilo_imelda_twins
Odalis Martinez é mãe das gêmeas Lilo e Imelda Imagem: Reprodução/TikTok/lilo_imelda_twins

Do UOL, em São Paulo

02/02/2023 16h22Atualizada em 03/02/2023 10h29

Uma mulher de San Francisco, nos EUA, deu à luz gêmeas bivitelinas - ou seja, não idênticas - que foram concebidas em um intervalo de cinco dias entre uma e outra. O caso raro foi compartilhado pela mãe das crianças no TikTok.

Odalis Martinez, de 26 anos, contou como descobriu a gravidez incomum das filhas Lilo e Imelda, nascidas em agosto de 2021.

Ao realizar o primeiro ultrassom, ela foi informada pelos médicos que teria gêmeas, e que elas tinham "medidas diferentes". Após deixar os médicos confusos, eles conseguiram explicar que o caso era de concepções em dias distintos.

Segundo os profissionais, em vez de um óvulo, o corpo dela liberou dois no mesmo ciclo, para o choque da gestante.

Honestamente, eu não processei essa informação porque estava apenas em choque por ter gêmeas"
Odalis Martinez

Esse fenômeno raro se chama superfetação e acontece quando, já grávida, uma mulher tem um segundo óvulo fecundado e ele se prende ao útero. No caso dela, a primeira a ser concebida foi Lilo e, cinco dias depois, Imelda.

"Durante minha vida inteira, eu pensei que gêmeos fossem concebidos ao mesmo tempo, juntos", disse a mãe, reconhecendo a confusão no entorno do caso.

Segundo o tabloide britânico The Mirror, durante a primeira consulta das gêmeas, os médicos ficaram surpresos com o caso. Odalis contou que os profissionais não haviam ouvido falar da superfetação até então.

"Acho que até a enfermeira do ultrassom também ficou um pouco confusa, mas fez o possível para normalizar a situação", disse Odalis em fala divulgada pelo tabloide.