Topo

Documentário revela dramas da briga entre Britney e o pai; veja trailer

Britney Spears e o pai, Jamie Spears: tutela abusiva dele sobre a cantora virou alvo de disputa judicial - Reprodução
Britney Spears e o pai, Jamie Spears: tutela abusiva dele sobre a cantora virou alvo de disputa judicial Imagem: Reprodução

De Universa, em São Paulo

06/01/2023 10h00

Até o ano passado, a cantora Britney Spears não podia assinar um acordo pré-nupcial e casar nem retirar o DIU para ter outro filho caso o pai, Jaime Spears, não a autorizasse. Ele tinha a tutela da vida da filha desde 2008, depois que Britney foi fotografada careca atacando o carro de um fotógrafo com um guarda-chuva —a foto rodou o mundo e carimbou no nome da cantora a pecha de "desequilibrada".

Era para a tutela ser temporária, mas durou 13 anos. A cantora, uma mulher adulta, questionava publicamente a falta de liberdade e dizia viver em uma "prisão", por causa do pai. Pedia o fim da tutela. Já ele repetia que sua intenção era ajudá-la. Os bastidores dessa briga judicial são revelados na série documental "Jamie vs Britney: o Julgamento da Família Spears" (veja o trailer com exclusividade abaixo), que será lançada no dia 10 de janeiro.

O documentário da HBO Max estreia é divido em dois episódios. A história da tutela de Britney e de toda a briga judicial que surgiu a partir dela é contada pelas perspectivas dos dois envolvidos: a cantora e seu pai.

O que ele fez foi um ato de amor, como o próprio diz? Há quem afirme que sim. Ou foi uma tentativa de "escravizar" a filha e ter controle sobre sua fortuna milionária? Muita gente fica com essa opção.

Na série, há depoimentos de executivos do mercado musical e profissionais que trabalharam com a cantora. Também falam integrantes do movimento "Free Britney", criado por fãs da cantora para pressionar a Justiça e aceitar o pedido dela em dar fim à curatela de Jaime.

Relembre a história

Jamie Spears entrou com uma petição no Tribunal Superior de Los Angeles em 2008 pedindo a tutela temporária de emergência da família, na época já uma das maiores popstars do planeta. O pedido foi concedido a ele e ao advogado Andrew Wallet. Os dois podiam controlar os negócios de Britney, seu dinheiro e sua vida pessoal.

No mesmo ano, a tutela se tornou permanente e seguia por tempo indeterminada. Mas declarações de Britney levantaram suspeitas de que ela estaria lutando contra o pai numa briga para que pudesse retomar sua liberdade.

Por pressão dos fãs e após diversos pedidos da cantora à Justiça para que a curatela fosse revista, Jamie pediu, em setembro de 2021, que não fosse mais tutor da filha, resultando no fim da tutela dois meses depois.