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Sócias criam app fitness com 'missões' aos usuários e levantam R$ 3 milhões

As mineiras Jennifer de Faria, Tatiany Ribeiro e Jade Utsch, criadoras da startup RadarFit - Divulgação
As mineiras Jennifer de Faria, Tatiany Ribeiro e Jade Utsch, criadoras da startup RadarFit Imagem: Divulgação

Caroline Marino

Colaboração para Universa, de São Paulo

01/08/2022 04h00

Se, por um lado, as pessoas buscam cada vez mais qualidade de vida, por outro, querem um serviço prático na linha dos chamados superapps, que ajudam a organizar a rotina do usuário sem a necessidade de mudar de plataforma. Pensando nessa demanda, a startup RadarFit, criada pelas mineiras Tatiany Ribeiro, 31 anos, Jennifer de Faria, 31, e Jade Utsch, 28, usa a gamificação para incentivar hábitos saudáveis, tudo em um só lugar.

Segundo a Global Market Insights, o mercado fitness digital tem crescido 30% a cada ano e a previsão é atingir US$ 30 bilhões em 2026. "No cenário tradicional, se busco uma dieta, preciso entrar em uma plataforma; se quero um treino, em outra; e, para comprar um produto, em uma terceira", explica Tatiany. "A empresa surgiu, justamente, pela necessidade atual de ter tudo em um só lugar." A RadarFit disponibiliza serviços de ponta a ponta, como personal trainer e nutricionista.

O cadastro é simples: ao entrar na plataforma, basta incluir informações como idade, gênero, peso, altura, histórico de saúde e rotina de atividades físicas e alimentação, além de selecionar o objetivo que pretende alcançar, como mais saúde, perda de peso ou fortalecimento. Com isso, a inteligência artificial elabora uma rotina que envolve dieta, atividades físicas e até práticas de mindfulness.

"Para isso, contamos com um time de profissionais, como nutricionistas, médicos, psicólogos e personal trainers", diz Tatiany. A plataforma usa a gamificação para estimular as pessoas a se alimentarem melhor e a realizarem exercícios periódicos. Ao cumprirem as chamadas missões, que podem ser mandar a foto de um prato saudável ou registrar uma caminhada, por exemplo, o usuário vai subindo no ranking e, assim, recebe prêmios, que vão de vouchers da Uber ou do Spotify até iPhones e smart TVs.

De 2017 para cá, quando foi criado, o negócio já registrou mais de 1 milhão e meio de hábitos saudáveis, conta com uma base de 100 mil usuários e tem clientes como Banco do Brasil, Petrobras, Votorantim Nexa e Alelo. A empresa, que também atende o mercado B2C, já levantou dois aportes —o mais recente foi de R$ 3 milhões, numa captação liderada pelos fundos DOMO Invest e Bossa Nova Investimentos, com participação da Outfield Capital. O aplicativo foi desenvolvido em português, inglês e espanhol para atender os 15 países onde a empresa atua, incluindo Estados Unidos, México, Itália, Portugal e Espanha.

Empreendedora desenvolveu primeiro game aos 14 anos

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Tatiany Ribeiro, da RadarFit: 'Aperfeiçoamento constante para acompanhar o mercado'
Imagem: Divulgação

Tatiany conta que, no início do negócio, Jennifer e Jade criaram uma versão de MVP concierge de game via WhatsApp. MVP é a famosa sigla do empreendedorismo no qual o investimento inicial é mais baixo —apenas referente aos recursos necessários para testar o projeto e adaptá-lo, se for necessário— para validar sua ideia.

Com o aumento do interesse das pessoas —já havia cerca de 5 mil usuários— e seguindo as tendências de mercado, Tatiany entrou na sociedade em 2019 e desenvolveu, na raça mesmo, a primeira versão do app. "Foi de forma autodidata, pesquisando e fazendo cursos pelo YouTube. Passei madrugadas estudando e projetando a plataforma para chegar à experiência exata que queríamos passar ao usuário", diz a empreendedora, que desenvolveu seu primeiro game aos 14 anos.

Ela ressalta, no entanto, que o aperfeiçoamento é constante, pois o mercado de tecnologia muda a todo momento. "Precisamos estar sempre prontas e ter versatilidade para adaptar o app às tendências", explica. O plano agora é entrar no mundo do metaverso com o lançamento de avatares das celebridades.

Aliado ao olhar atento para as tendências, Tatiany afirma que outros pilares são importantes para um negócio ter sucesso e se manter no mercado. Um deles é contar com um time capacitado e que compartilhe do propósito da empresa, que é ajudar as pessoas a ter uma vida com mais qualidade e saúde.

Outro ponto essencial é a complementaridade de perfis e competências das sócias. De maneira geral, é Jade quem cuida da parte de investimentos e de vendas, enquanto Jennifer é responsável pela gestão de pessoas e finanças, e Tatiany é mais focada em marketing, produto e tecnologia.

Segundo Tatiany, a empresa conta ainda com planejamentos trimestrais, semestrais e anuais, além de projeções para os próximos anos. Mas tudo isso com flexibilidade. "Claro que sabemos aonde queremos chegar e o que precisamos para isso, pois é aquela história da Alice no País das Maravilhas: se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Mas não escrevemos nosso roadmap em uma pedra, pois o mercado é dinâmico e, muitas vezes, exige adequações e mudanças", diz.

Outro pilar é o olhar atento ao cliente. "Ouvimos muito nosso usuário. Realizamos pesquisas e acompanhamos diariamente como está o atendimento para checar se estamos no caminho certo", afirma.

'A disciplina vence a desmotivação'

Assim como na jornada de qualquer empreendedor, o trio também passou por momentos difíceis. "Isso faz parte, mas sempre acreditamos no negócio e trabalhamos para criar a melhor plataforma para as pessoas. Acho que a disciplina vence a desmotivação. E a motivação aparece quando você vê significado no que faz. O nosso é transformar a vida das pessoas", diz.

De acordo com Tatiany, quando o desânimo aparece o segredo é olhar para os lados e buscar forças em outros lugares. "Pensar: vamos seguir, pois não há outro jeito de chegarmos aonde queremos a não ser continuar caminhando", diz. Nunca ficar parado é outro conselho da empreendedora: "Sabe aquela frase que diz 'só pega onda quem está no mar'? É isso, temos de nos movimentar, estar no mercado, conversar com as pessoas e criar, mesmo que não fique perfeito na primeira tentativa", afirma.

Para ela, a prática é a mãe das habilidades. Nesse sentido, o MVP é uma estratégia inteligente. "É fazer com o mínimo e ir para a rua testar e realizar os ajustes para chegar ao produto ou serviço ideal". Segundo ela, foi assim que os grandes negócios do mundo começaram. "É ter coragem de ir para o mercado mesmo", completa.