Topo

Médico ameaça e chama de macaca a namorada da ex-mulher no RJ; veja vídeo

Pamela Bugnaro Malva

Colaboração para Universa, de São Paulo

14/06/2022 19h42Atualizada em 15/06/2022 09h41

Uma jogadora de futebol de 19 anos denunciou o cirurgião Domingos Quintella de Paola, 68, por injúria racial e homofobia, alegando sofrer uma série de ataques desde que começou um relacionamento com a professora Jéssica Andrade, 25, ex-esposa do médico. A queixa foi formalizada na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Rio de Janeiro, junto a um vídeo em que o homem aparece fazendo ameaças e xingando a atleta. Ele alega que o episódio não passa de um golpe.

Em entrevista a Universa, Dara Augusta conta que conheceu Jéssica durante uma viagem para Búzios (RJ) e que uma foto tirada e publicada nas redes sociais em 3 de janeiro, durante um passeio de lancha que as duas fizeram para se conhecer, teria sido o ponto de partida para as agressões.

"Era todo dia ele me chamando de macaca, de negra, falando que tinha nojo de mim", contou a atleta. "Todo tipo de ameaça que ele fazia, ele fazia pelo WhatsApp da Jéssica".

Ele mandava todas as mensagens me chamando de preta, macaca, falando que eu era 'empregadinha', que minha cor dá nojo, que, por eu ser preta, tenho odor. Falava que pessoas da minha cor tinham que estar mortas, porque é vergonhoso uma pessoa estar com uma pessoa negra. Ele sempre agia assim, de uma forma muito grossa, dava pra sentir a raiva em todas as falas dele.
Dara Augusta, atleta

Segundo Dara, as ameaças e agressões nunca foram feitas diretamente para ela. Pelo Instagram, por exemplo, o médico apenas afirmava que a jogadora de futebol "acabaria com a vida" de Jéssica caso as duas continuassem juntas. "Ele não aceita que ela quer ficar comigo. Ele não aceita que ela está com uma pessoa negra, a verdade é essa", opina.

Dara conta que as mensagens também tinham teor homofóbico. "Ficava me chamando de 'sapatão feia', 'sapatão horrorosa'. Então são dois casos, além de racista, ele era homofóbico", contou.

Mensagens de Domingos para Jéssica - Reprodução/ Arquivo Pessoal - Reprodução/ Arquivo Pessoal
Em mensagens enviadas para Jéssica, o médico realiza ofensas racistas contra Dara
Imagem: Reprodução/ Arquivo Pessoal

"Encher de porrada, de borracha"

Durante uma conversa com o cirurgião, em Copacabana, Jéssica conseguiu gravar áudios das agressões. "Ela já tava querendo gravar há muito tempo os ataques racistas, porque, vamos falar a verdade, se ela tivesse só as mensagens de WhatsApp não daria em nada", explicou ela.

Em determinado momento das gravações, o cirurgião chega a falar para a ex-esposa: "Quer apostar comigo, quer brincar? Você não vai ficar zangada comigo se eu fizer isso? Meter ela [Dara] numa delegacia, encher de porrada, de borracha?".

Após formalizar a denúncia, Dara publicou a gravação nas redes sociais. "Eu sei que da minha verdade, sei que não sou nada disso, mas eu não estava aguentando mais", disse,

"Isso é um golpe"

Com a denúncia ganhando força, Domingos de Paolo se pronunciou hoje nas redes sociais. No vídeo publicado em suas redes sociais, o cirurgião deu sua versão dos fatos, afirmando que Jéssica o teria traído e classificou a denúncia de Dara como uma tentativa de "golpe" e justificou que as tentativas de conversas com a ex seriam para que ela tivesse contato com a família e com o filho, que ele classifica como "abandonado" pela mulher.

Quem me conhece sabe muito bem que eu não sou racista e muito menos homofóbico, já que todo mundo sabe qual é minha clientela. Minha clínica está sempre cheia [de pessoas negras], tô sempre convivendo, tive uma namorada de cor, então nunca tive nada contra nenhuma raça, cor e credo nem nada disso.
Domingos de Paola, cirurgião plástico

O médico diz ainda que os dois se separaram em novembro e que o pedido de divórcio tramita desde o ano passado, o que ele classifica como "tudo que eu mais quero".

"Ofereci até um iPhone pra ela, caso ela assinasse o divórcio, entrei num processo litigioso dia 22 de dezembro. Está na Justiça, porque ela não assina de jeito nenhum. Tudo o que eu quero da vida é que ela tire meu sobrenome", narrou ele.

Por fim, ainda no vídeo, o cirurgião agradeceu "as milhões de mensagens de apoio" e afirmou que vai deixar a Justiça resolver o caso, já que "a verdade sempre aparece".

Procurada pelo UOL, a defesa do médico reforçou que Domingo de Paola já havia se pronunciado nas redes sociais.

Mensagens de Domingos para Jéssica - Reprodução/ Arquivo Pessoal - Reprodução/ Arquivo Pessoal
Nas mensagens enviadas para Jéssica, Domingos afirmava que Dara não teria nenhum futuro
Imagem: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Caso de Justiça

No terceiro lado da discussão, Jéssica Andrade diz que o ex-marido seria a parte que não concordou em assinar os papéis do divórcio até o momento. O caso será arbitrado em juízo.

Dara Augusta - Reprodução/ @goncalvesdara11 - Reprodução/ @goncalvesdara11
Para a atleta, a denúncia é sobre o racismo que ela sofreu, não sobre o relacionamento do médico com a ex
Imagem: Reprodução/ @goncalvesdara11

Dara Augusta, após a visibilidade do vídeo no Instagram, entrou em contato com a advogada Nathalia Azevedo — profissional indicada pela cantora Jojo Todynho nos comentários da publicação em que narra a denúncia.

"Ele achou que eu não faria nada, porque o próprio falava que ele é médico, então se ele ficasse preso seria muito. Já comigo, se ele me jogasse na cadeia, ninguém me tiraria de lá", lembrou Dara. "O que ele achava não era real, ele achava que eu não ia ter ninguém, que eu não teria uma advogada", concluiu, afirmando que teme o que pode acontecer após formalizar a denúncia. "Uma pessoa com ódio pode fazer qualquer coisa sem pensar".

Eu não estou aqui lutando por causa de Domingos e Jéssica, eu estou lutando pela minha pessoa, e por pessoas negras que merecem respeito, porque no final todo mundo sangra igual. Ninguém é diferente de ninguém. Não é porque ele é médico que ele merece mais respeito.
Dara Augusta, atleta