Topo

BBB: Eliezer comenta sobre tamanho do seu pênis. Por que isso importa?

BBB 22: Eliezer dentro do quarto do reality - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Eliezer dentro do quarto do reality Imagem: Reprodução/Globoplay

Gabriela Forte

Colaboração para Universa

02/02/2022 11h36

Na segunda-feira (31), o designer Eliezer e a atriz a cantora Maria voltaram a flertar e deixaram o público imaginando sobre os próximos capítulos da dupla embaixo dos edredons do BBB 22. E aconteceu: na madrugada de terça-feira, o casal se beijou e trocou carícias na cama do quarto Lollipop, o que rendeu até reações de quem estava próximo, como o pipoca Vyni e Brunna Gonçalves, do camarote.

Acontece que desde o papo mais quente entre os dois participantes, os fanáticos pelo reality lembraram uma conversa entre Eliezer, que se declara viciado em sexo, Vyni e Rodrigo. Na ocasião, o brother afirmou que seu pênis é pequeno e que, mesmo não usando cuecas no reality, "não corre o risco de mostrar demais".

Mas por que, em um jogo em que estabelecer a dominância entre outros, o empresário de 31 anos compartilharia essa informação? Mesmo sabendo que, em uma sociedade machista, ele poderia ser julgado de forma negativa?

Pênis pequeno e o papo de Eliezer no BBB

Enquanto ex-namoradas e parceiras de Eliezer "defenderem" a reputação do moço nas redes sociais depois dessa declaração do brother, para a terapeuta sexual e colunista de Universa, Ana Canosa, Eliezer pode estar simplesmente adotando uma estratégia de autopreservação ao comentar sobre o tamanho do pênis.

"É muito difícil a gente viver em uma sociedade altamente estética e cheia de expectativas. Falar como ele falou [sobre o tamanho do pênis] pode ser uma estratégia de autopreservação. Assumindo essa postura, ele inibe piadas e mostra uma aceitação com a própria imagem".

Apesar de dizerem repetidas vezes que são homens desconstruídos, as conversas sobre tamanhos de pênis e proezas sexuais também podem parecer um tanto machistas, diz a sexóloga.

"Emocionalmente, os homens ainda são vítimas das questões de autoimagem. Por mais que cada um saiba que isso não importa para o prazer do outro e a nossa satisfação pessoal, algo atravessa o inconsciente, emocionalmente. Mas, independente do grau de desconstrução, falar sobre o tamanho do pênis é uma prática que faz parte da exploração sexual de cada um".

Pequeno, médio ou grande?

Um estudo britânico recente, publicado na revista científica de urologia BJU Internacional apontou que, ereto, um pênis mede, em média, 13 cm de comprimento e, em repouso, 9 cm. Já a circunferência média (espessura) fica em cerca de 11 cm (quando duro) e 9 cm (mole). O Brasil segue essa média.

Dados de medições apresentados em congressos da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) mostram que na população masculina brasileira os valores da normalidade para pênis ereto ficam entre 10,5 cm e 17,5 cm.