Topo

À procura de livro para o verão? Veja dicas de obras escritas por mulheres

Leitura de férias pede boas histórias - Getty Images
Leitura de férias pede boas histórias Imagem: Getty Images

Rafaela Polo

Colaboração para Universa

15/01/2022 04h00

Folga, sombra, água fresca e um bom livro em mãos. Se a correria do dia a dia a impede de mergulhar de cabeça nas histórias, o período de férias neste verão pode ajudar você a colocar as leituras em dia. Entre os lançamentos recentes estão desde autoras consagradas, como Virginia Woolf, a obras pop, como as escritas por Meg Cabot, dos famosos livros "O Diário da Princesa".

Universa listou os títulos mais legais que chegam agora às livrarias e valem um espaço na sua estante. Veja a seguir:

"Namoro de Mentira", Kayley Loring (Editora Bookmarks) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Namoro de Mentira", Kayley Loring (Editora Bookmarks)

Um romance que começa no casamento dos amigos dá certo? Nessa história, sim. Um dos superpoderes de Roxy é falar demais. A única vez que perdeu as palavras foi quando encontrou Keaton pela primeira vez — já dá para entender onde isso vai dar, certo?

Ele, por sua vez, era o típico boy que não vale nada, mas que ficou impactado por tudo que o amor fez pelos amigos. Tanto que quis experimentar.

Cinco anos depois do primeiro beijo, a dupla acaba em férias no Caribe precisando fingir que é um casal apaixonado. A trama é a receita perfeita para um romance levinho e relaxante.

"O Palácio de Papel", Miranda Cowley Heller (Intrínseca) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"O Palácio de Papel", Miranda Cowley Heller (Intrínseca)

Imagina ler um livro de 400 páginas que conta a história de um único dia? É isso que se passa no romance de estreia de Miranda, que pasmem: já foi coordenadora do núcleo de séries dramáticas da HBO. Ou seja: de bons roteiros ela entende.

Elle é uma mulher de 50 anos, mãe de três filhos e casada. Mas, em uma noite, traiu seu marido com o melhor amigo de infância. O que sobra depois disso são 24 horas para decidir se quer a vida que imaginava quando jovem ou a que construiu nos últimos anos.

"Missão Romance", Lyssa Kay Adams (Editora Arqueiro)

A jornalista que resolveu dedicar sua vida para escrever livros está lançando a continuação de "Clube do Livro dos Homens" -= que, apesar do nome gerar algumas dúvidas, é bastante engraçado. E mais: vai ganhar uma adaptação para a Netflix.

Na nova trama, Liv, uma chef confeiteira, vê seu chefe assediando uma jovem e vai tirar a história a limpo. Demitida, ela jura que vai mostrar para o mundo que o cara, que é uma celebridade, não é flor que se cheire. Claro que nesse desenrolar ela acaba conhecendo um homem bem bacana que vai ajudá-la na missão. Considerado um dos melhores romances de 2021 pelo site Oprah Daily, da apresentadora Oprah Winfrey. As chances de diversão são altas com as páginas desse livro.

"Rosas Esquecidas", Martha Hall Kelly (Intrínseca)

Esse é o livro ideal para quem curte histórias reais. Se já leu "Mulheres sem Nome", da mesma autora, vai adorar acompanhar "Rosas Esquecidas".

A trama narra a vida da mãe da protagonista, Eliza Ferriday, que ajudou mulheres a se refugiarem nos Estados Unidos após a Revolução Russa (1917-1923).

"Os Diários de Virginia Woolf", Virginia Woolf (Rocco) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Os Diários de Virginia Woolf", Virginia Woolf (Rocco)

Os fãs da autora britânica podem comemorar. A editora Rocco mergulhou nos diários escritos por ela desde seus 15 anos até o dia em que tirou a própria vida, aos 59.

No compilado, apurado pela crítica literária e pesquisadora Flora Sussekind, há descrições inéditas de sua vida, desde seu casamento até as aflições da guerra.

"Quase uma Família", Sherryl Woods (Harlequim)

Chega às livrarias em 17 de janeiro

Se você se apaixonou por "Doces Magnólias" na Netflix precisa conhecer essa história. Esse é o terceiro volume da série, responsável por concluir a trilogia e contar o final feliz da protagonista, Helen, que nessa etapa decidiu que está pronta para ter uma família - mesmo depois de tanto tempo como advogada focada em divórcio a ter deixado cética sobre relacionamentos.

"A Garota na Neve", Danya Kukafka (HarperCollins)

Chega às livrarias em 17 de janeiro

Em seu primeiro livro, Danya constrói um mistério típico dos thrillers que estão em alta atualmente. Na trama, a morte repentina e sem resposta de Lucinda Hayes traz à tona o comportamento de três personagens chaves: o policial que encontrou seu corpo; Jae, a menina que queria ter a vida perfeita de Lucinda; e Cameron, o garoto que a amava e passava o tempo todo a stalkeando. Será que a resposta desse crime está com algum deles?

"O Sanatório", de Sarah Pearse (Intrínseca)

Chega às livrarias em 21 de janeiro

Se você gosta de thriller, terror e suspense: chega mais! Há quem esteja comparando Sarah Pearse a nomes como Agatha Christie, Stephen King e Alfred Hitchcock. Só autores muito bons, e em seu romance de estreia. Seu livro foi escolhido para o clube de leitura da Reese Witherspoon e se tornou best-seller do New York Times.

Na trama, Elin vai comemorar o noivado do irmão que não vê há anos em um resort na Suíça. Ao chegar, junto com uma forte nevasca, a protagonista já começa a ficar nervosa. O hotel, que antes era um sanatório, tem um clima pesadíssimo. E tudo piora quando, na manhã seguinte, Laurie, a noiva do irmão, desaparece.

"Sem julgamentos", Meg Cabot (Record) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Sem julgamentos", Meg Cabot (Record)

Chega às livrarias em 31 de janeiro

Sim, ela voltou: Meg Cabot, autora dos famosos livros "O Diário da Princesa" e conhecida mundialmente por seus "chick lit" (gênero literário que engloba romances especiais para as mulheres), está com mais um lançamento.

Na história, Sabrina abandona Nova York e a universidade de Direito para tentar ter uma vida mais tranquila em Little Bridge, na Flórida. E é no novo ambiente que ela consegue se sentir acolhida novamente.

Quando um furacão se aproxima, em vez de deixar a ilha, ela decide ficar para resgatar os animais abandonados no local. Mas claro que, como em todo romance, para essa missão dar certo ela vai precisar da ajuda de Drew, um cara conhecido por destruir os corações da cidade.

"Através da Minha Janela", Ariana Godoy (Rocco) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Através da Minha Janela", Ariana Godoy (Intrínseca)

Chega às livrarias em 17 de fevereiro

A história retrata o romance de Raquel, que aos 18 anos decide tomar a decisão de seduzir o vizinho, Ares. Para quem gosta de ler o livro antes de ver o filme, é melhor se programar. Antes de ganhar páginas físicas, essa história contou com 300 milhões de acessos no Wattpad (plataforma de publicação independente), o que fez com que a trama também ganhasse uma adaptação para a Netflix.