Topo

Papo de vagina

Universa lança websérie "A Pepeca tá ON" sobre sexualidade feminina

"A Pepeca tá ON", websérie de Universa, estreia na próxima terça-feira (17) - Consulado/UOL
"A Pepeca tá ON", websérie de Universa, estreia na próxima terça-feira (17) Imagem: Consulado/UOL

De Universa

16/08/2021 04h00

O que é vulva? Onde fica o clitóris? Será que eu já tive um orgasmo? Mesmo com avanços nas conversas sobre liberdade sexual feminina, muitas dúvidas ainda rondam a cabeça das mulheres. Uma pesquisa realizada no Reino Unido em 2019, por exemplo, mostrou que, diante de uma gravura, 45% das mulheres não souberam localizar corretamente onde estava a vagina. No grupo dos homens, o número saltou para 59%. Os tabus que cercam o corpo feminino são gargalos não só de prazer, por desconhecimento próprio e do parceiro ou parceira, mas também de informação — aquelas que instrumentalizam boas escolhas sobre saúde e contracepção. De olho nisso, Universa lança a série de vídeos e conteúdos especiais "A Pepeca tá ON", um projeto em coprodução com a produtora paulistana Consulado e apoio da farmacêutica Bayer.

Ao longo de quatro vídeos em animação, cuja a narradora é interpretada pela atriz Maria Bopp, a personagem Rita vai mergulhar em uma viagem de autoconhecimento. Depois de uma transa ruim, ela recebe um chamado para encarar, de uma vez por todas, uma turnê pelo próprio corpo, partindo das estruturas sexuais e suas funções, passando pelo ciclo menstrual, fisiologia de um orgasmo e opções de contraceptivos disponíveis para tornar as aventuras seguras. Tudo isso, é claro, com uma dose de humor e outra pitada de sarcasmo.

bopp - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Atriz Maria Bopp interpreta a "Pepeca" na websérie "A Pepeca tá ON"
Imagem: Reprodução/Instagram

A série 'A Pepeca tá ON' fala de sexualidade de uma maneira leve, acessível e sem vergonha. Eu, pelo menos, tenho muita vergonha de falar sobre sexo. Então, a possibilidade de falar, brincar e até gozar por áudio sendo a Pepeca foi incrível e muito divertido — Maria Bopp

"Não quero dar spoiler, mas teve uma cena muito legal, em que estou chegando ao orgasmo. Então, como fazer isso sem ser muito exagerado, sem parecer fake, sem parecer que eu estou fingindo o orgasmo, que é um tabu da sexualidade feminina? Foi divertido imaginar caminhos diferentes", lembra a atriz.

Onde assistir à série "A Pepeca tá ON"

O primeiro episódio vai ao ar amanhã (17), às 8h da manhã, no Instagram, YouTube e site de Universa. Os demais também serão disponibilizados nessas plataformas, sempre às terças-feiras no mesmo horário.

Para aquecer a conversa, também fazem parte do especial uma série de 16 reportagens, algumas já disponíveis na seção Papo de Vagina, sobre saúde íntima, sexo, autoconhecimento e autoestima. Destaque para a tendência do PPKare, o mercado do bem-estar íntimo e sexual care que chegou com força ao Brasil durante a pandemia, e os detalhes do lançamento do livro "Nossos Corpos por Nós Mesmas", considerado a Bíblia da saúde sexual feminina e um clássico feminista, que demorou 50 anos para ter tradução brasileira.

Papo de vagina