Topo

Casais do mesmo sexo podem se casar na igreja na Irlanda do Norte

Na Irlanda do Norte, casais do mesmo sexo podem se casar no civil e também no religioso - iStock
Na Irlanda do Norte, casais do mesmo sexo podem se casar no civil e também no religioso Imagem: iStock

De Universa, em São Paulo

01/09/2020 11h07

A partir de hoje, casais do mesmo sexo podem se casar na igreja na Irlanda do Norte. Os interessados podem se inscrever para as cerimônias religiosas, que serão realizadas a partir do fim do mês.

Os casamentos gays passaram a ser autorizados na Irlanda do Norte em fevereiro de 2020, mas até agora as pessoas só podiam se casar no civil. Com a mudança, o país passa a estar alinhado com o que já é feito na Escócia, Inglaterra e País de Gales.

O reverendo Chris Hudson, ministro da All Souls Church em Belfast, elogia a adequação na lei. "Esta é uma ótima notícia para os casais que desejam celebrar seu casamento na igreja, abraçados pela família, amigos e pelo amor de Deus. Já falei com vários casais que estão esperando por este dia para que possam, finalmente, ter o casamento na igreja que tanto desejam."

Casais no resto do Reino Unido já têm permissão para converter uniões civis em casamentos, mas a Irlanda do Norte demorou a adotar a medida. Isso significa que os 1.200 casais que já haviam pedido a conversão antes da permissão para o casamento entre pessoas do mesmo sexo estão atualmente impedidos de se casar.