Topo

Bruna Linzmeyer divulga guia do sexo seguro para lésbicas e bissexuais

A atriz convidou suas seguidoras para uma reflexão: "Vamos construir nossa rede de informação e segurança?" - Reprodução/Instagram
A atriz convidou suas seguidoras para uma reflexão: "Vamos construir nossa rede de informação e segurança?" Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa, em São Paulo

27/08/2020 17h05

A preocupação com ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) não deve ser exclusiva das relações com pênis. Foi com essa premissa em mente que a então estudante de Publicidade e Propaganda Nicolle Christine Sartor criou o "Velcro Seguro", um guia de saúde sexual para mulheres lésbicas e bissexuais com vulva.

O projeto chamou a atenção de Bruna Linzmeyer, que o compartilhou em seu Instagram com um convite: "Vamos construir nossa rede de informação e segurança?"

oi sapatão! sabiam que a gente também contrai infecções sexualmente transmissíveis? apesar de a saúde de mulheres lésbicas, pan e bi com vulva não ser algo muito retratado/ articulado pela saúde pública e privada, olha só: nos existimos & fazemos sexo! 😍 então vamos construir nossa rede de informação e segurança? vocês costumam se proteger? estão atentas a isso? já tinham ouvido falar do "dental dam" que dá pra ser feito com o látex da camisinha peniana? já usaram luvas? conversam sobre isso com suas parceiras? me contem! um beijo carinhoso em vocês! #repost @vlkrr ・・・ ✨ Velcro Seguro - o guia de saúde sexual para mulheres lésbicas e bissexuais com vulva ✨ . Velcro Seguro é meu projeto de conclusão de curso em Publicidade e Propaganda pela UFSM. O objetivo dele é suprir nossas necessidades de informação sobre saúde sexual para mulheres lésbicas e bissexuais com vulva, considerando que já percebemos desde sempre a invisibilização e o descaso para com a nossa saúde, e até então nenhum órgão público tomou qualquer medida quanto a isso. O guia está disponível para leitura online e livre impressão pelo link nos DESTAQUES aqui no perfil. Você pode imprimi-lo e distribuí-lo por sua cidade e fazer circular entre amigas, o objetivo é que essas informações circulem o máximo possível 🥰 ✨ Espero que esse material sirva de motivação pra falarmos e produzirmos mais materiais sobre saúde sexual para LGBT+, já que o governo tá nem aí pra gente 🤷🏻‍♀️ Ah, eu já apresentei! (e tirei 10) 😅🧚🏼‍♀️ . . Quem colaborou no guia: Ilustrações, texto e projeto: Nicolle Sartor Orientadora: Profª Juliana Petermann (UFSM) Coorientadora: Lara Cezar (UFSM) Médica (Informações do Guia): Thaís Machado Dias (UNICAMP) . . . #designativista #lgbt #lesbian #bisexual #lesbicas #bissexuais #mulheres #saude #saudesexual #safesex #sexoseguro #cartilha #velcroseguro #velcro #guia #guide #womenofillustration #illustration #ilustração #desenho #design #drawing #doodle

Uma publicação compartilhada por b r u n a l i n z m e y e r (@brunalinzmeyer) em

No guia, que foi o projeto de conclusão de curso de Nicolle, ela explica a diferença entre IST e DST, as infecções mais comuns e as formas de transmissão de cada uma.

Com ilustrações, a autora apresenta a anatomia da vulva e os possíveis métodos de proteção durante o sexo. Bruna Linzmeyer convidou quem a segue a pensar sobre o assunto:

"Vocês costumam se proteger? Estão atentas a isso? Já tinham ouvido falar do 'dental dam' que dá pra ser feito com o látex da camisinha peniana? Já usaram luvas? Conversam sobre isso com suas parceiras?"

O projeto de Nicolle foi aprovado com nota 10 na faculdade, e agora seu objetivo é garantir que alcance o máximo de pessoas possível. Por isso, ela disponibilizou o material online, gratuito para leitura e impressão.