Topo

Primeiro dia do Universa Talks traz os efeitos da pandemia sobre o trabalho

Kenia Maria fará o discurso de abertura da segunda edição do Universa Talks - Arte/ UOL
Kenia Maria fará o discurso de abertura da segunda edição do Universa Talks Imagem: Arte/ UOL

Lia Rizzo

Colaboração para Universa

08/07/2020 16h05

A segunda edição do Universa Talks começa com o propósito de avaliar os impactos já percebidos desde que a pandemia se instaurou no Brasil. Em formato digital, o evento será aberto na segunda-feira (13/7) pela atriz, roteirista e ativista Kenia Maria e seguirá com um debate conduzido por Tatiana Schibuola, gerente geral de conteúdo do UOL.

Defensora dos Direitos das Mulheres Negras pela ONU Mulheres Brasil há três anos — seu nome foi anunciado pela organização em 2017, no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial — Kenia apoia ativamente a iniciativa global da ONU "Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero". As ações do Planeta 50-50 visam reforçar os direitos já conquistados pelas mulheres, mas estimular também a formulação de novas leis e projetos para erradicação da violência de gênero e por políticas de igualdade.

O Brasil foi um dos primeiros países a aderir à iniciativa em 2015, durante o governo de Dilma Roussef. Na época, o marco foi a sanção da tipificação do crime de feminicídio. Como embaixadora da causa, Kenia Maria ressaltou, em sua primeira declaração, a urgência em trazer o debate das mulheres negras para o dia a dia.

Com a pandemia, esse debate ganha uma nova dimensão. Com o encolhimento da economia em pelo menos 1,5% conforme dados do Produto Interno Bruto (PIB), mulheres e a população negra — grupos que historicamente ocupa posições mais vulneráveis — são os principais impactados.

Tudo de novo?

A realidade econômica pós pandemia trará outros efeitos além da esperada diminuição nos postos de trabalho. Relações profissionais e as dinâmicas empresariais também devem mudar, conforme apontam especialistas. As tendências já verificadas desde que família, trabalho e educação passaram a acontecer em casa será o tema principal no painel "Um reset mundial".

Universa Talks - mulher no mercado de trabalho - dia 1 - Arte/UOL - Arte/UOL
O primeiro painel do evento discute a realidade do trabalho pós-pandemia
Imagem: Arte/UOL

Participam da discussão, Daniela Cachich, VP de alimentos da Pepsico, uma das lideranças femininas mais reconhecidas no país e também fora dele — a executiva conquistou recentemente o WeQual Awards USA, que premia mulheres reconhecidas em suas atividades para promoção da equidade de gênero. Ao lado de Daniela, estará Egnalda Côrtes, fundadora da Côrtes, empresa pioneira focada em influenciadores negros, sobretudo em ambientes digitais.

Radicada em Nova York, para onde se mudou como CEO de uma grande agência global de publicidade, Laura Chiavone, hoje sócia da consultoria internacional de tendências Sparks&Honey, também estará no debate para dar seu olhar sobre inovações que foram aceleradas ou propostas no novo cenário. Completa a mesa virtual, a advogada Lisiane Lemos, especialistas em transformações digitais e uma das maiores vozes da nova geração sobre como a tecnologia pode e deve ser utilizada como ferramenta de desenvolvimento e inclusão.

Universa Talks será realizado dos dias 13 a 17 de julho, sempre às 10h30. Acompanhe pela home do UOL, pelo Youtube, Twitter ou Facebook de Universa. Não é necessária inscrição.

Confira a programação completa do evento.