Topo

Maternidade e carreira é tema de debate no terceiro dia de Universa Talks

Universa Talks - Montagem dia 03 - UOL
Universa Talks - Montagem dia 03 Imagem: UOL

Lia Rizzo

Colaboração para Universa

08/07/2020 23h05

Apesar de muitos especialistas em tendências e profissionais de recursos humanos apontarem para um cenário em que as características de gestão femininas serão mais valorizadas, a pandemia que instaurou o home office e o fechamento de escolas já atinge com mais força o dia a dia de mães que trabalham. No terceiro dia de Universa Talks (quarta, 15/07), um bate-papo mediado por Marina Bessa, editora-chefe de Universa, traz reflexões sobre o dilema carreira versus maternidade.

Participam deste painel Solange Sobral, vice-presidente de operações da CI&T, mãe de um rapaz e duas adolescente, e Josie Romero, vice-presidente de operações, logística e suprimentos da Natura&Co, mãe de duas meninas. As duas executivas já enfrentaram, em suas trajetórias profissionais, questionamentos específicos e desafios adicionais em função de serem mães.

A conversa abordará ainda as dificuldades que muitas mulheres encontram para equilibrar as tarefas além do trabalho remunerado, que geralmente são exercidas com pouca ou nenhuma ajuda de companheiros e outros familiares, como. É o caso do planejamento e a gestão do cotidiano do lar, cuidados com a casa, filhos e parentes mais idosos. E, por fim, será debatido como a volta da força de trabalho feminina poderá ser viabilizada caso não venham acompanhada da reabertura de escolas e creches.

As mães da periferia

O Brasil contabiliza mais de 11 milhões de famílias compostas por mães solo. Mulheres que, mesmo em um cenário de normalidade, não contam com suporte para dividir as responsabilidades dentro de casa. Nas periferias, o quadro se agrava pelo fato de muitas delas atuarem em funções mais vulneráveis aos impactos da pandemia. Nesta categoria, estão faxineiras, diaristas, atendentes e profissionais de saúde, sobretudo enfermeiras e técnicas.

Universa Talks - Mulher no mercado de trabalho - Bel Santos Mayer - Arte/UOL - Arte/UOL
Bel Santos Mayer fala sobre educação e a importância das mães nesse processo
Imagem: Arte/UOL

Bel Santos Mayer, que coordena o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), com forte atuação no distrito paulistano de Parelheiros, vai refletir sobre esta realidade em seu speech. Para ela, as mães têm um papel fundamental como agentes de transformação da realidade de seus filhos. Bel contará sobre as experiências vivenciadas em sua trajetória como educadora social e também a partir de projetos como o Mães Mobilizadora, coletivo formado por mulheres de Parelheiros, que já atuava em rede para cuidar de gestantes e apoiar mães de crianças na primeira infância.

Com as dificuldades de acesso a educação, essas mães contam agora com um desafio adicional: lidar com a falta de estrutura para que crianças e adolescentes possam seguir estudando e, num futuro próximo, não reforcem as estatísticas de evasão escolar.

Universa Talks será realizado dos dias 13 a 17 de julho, sempre às 10h30. Acompanhe pela home do UOL, pelo Youtube, Twitter ou Facebook de Universa. Não é necessária inscrição.

Confira a programação completa do evento.