Topo

Fofuras

Cachorra aprende a "falar" com humanos e já consegue usar 29 palavras

Do UOL, em São Paulo

08/11/2019 10h15

Uma fonoaudióloga de San Diego, nos Estados Unidos, ensinou sua cachorra Stella a falar utilizando um teclado adaptado. O cão já aprendeu 29 palavras e aos poucos faz novas combinações capazes de criar frases.

Christina Hunger, de 26 anos, decidiu utilizar o mesmo método que usa para ensinar crianças pequenas para tentar ensinar a sua cachorrinha a se comunicar. Ela criou um teclado que repete algumas palavras e deu para Stella interagir quando ela ainda tinha oito semanas de vida. Ao apertar um botão, o dispositivo pronuncia palavras como "bola", "feliz", "fora".

A fonoaudióloga criou um Instagram onde posta a evolução de seu animal e, segundo ela, a cada dia Stella surpreende com as combinações de palavras que consegue fazer.

O que Stella mais gosta de falar é "fora" (outside, em inglês), para dizer que quer ir brincar fora de casa. Uma vez pela manhã, a cachorra contou que queria comer e, logo em seguida, brincar, apertando os botões "comer" (eat) e "brincar" (play) em sequência.

Ela já disse à Christina que estava ansiosa para a chegada do noivo de sua dona, Jake, apertando "quer" (want), "Jake" e "vir" (come).

Um dia, o botão preferido de Stella, no qual ela diz que quer sair, não estava funcionando. Ela ficou uns segundos encarando a sua dona e em seguida apertou os botões "não" (no) e "ajuda" (help) para indicar que algo não estava certo.

Stella já contou que estava feliz com um passei que fez apertando "feliz" (happy) e "praia" (beach). "Eu te amo" (I love you) também é um botão comum na comunicação da cachorrinha.

"O jeito que ela usa palavras para se comunicar e as combinações que ela faz é similar ao de uma criança de dois anos", disse Christina à revista People. "Estou em constante espanto e choque. Todo dia ela diz algo mais legal do que disse no dia anterior".

Fofuras