Topo

SP: Marido faz parto da mulher em casa com ajuda por telefone do Samu

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/09/2019 17h39

Uma mulher entrou em trabalho de parto no último fim de semana em casa, e seu marido, com auxílio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) por telefone, conseguiu ajudá-la a dar à luz. Mãe e bebê passam bem.

Patrícia da Conceição Leite, grávida de nove meses, estava em sua residência quando a bolsa rompeu, por volta das 22h de sábado (14), em Cubatão, no litoral sul de São Paulo.

Ao perceber que a criança já estava para nascer, Cláudio Pereira, 53, ligou para o Samu e começou a receber orientações de como deveria proceder até que a equipe chegasse.

Inicialmente, o Samu enviou uma equipe básica de atendimento, que estava mais próxima do local.

Os socorristas chegaram cerca de dez minutos depois e já encontraram a mãe dando à luz em casa com a ajuda do marido, seguindo as instruções do médico por telefone.

Em seguida, outra equipe de uma ambulância avançada também foi encaminhada à residência para finalizar o atendimento.

"Só tinha os procedimentos finais para serem feitos, que era receber o neném e verificar sua integridade de saúde", afirmou ao UOL o médico intervencionista do Samu que atendeu a ocorrência, Guilherme Santoro Bagnatori.

De acordo com o médico, a mulher já tinha experiência em partos anteriores, o que facilitou o processo. "Como ela já estava na quarta gestação e teve outros três filhos de partos normais, o processo acaba sendo mais rápido. É diferente daquela pessoa que está tendo o primeiro filho", explicou o médico.

Segundo ele, o bebê nasceu forte e saudável.

"Graças a Deus, ele estava com um padrão respiratório bom, a parte circulatória e cardiovascular boa e totalmente perfeito", disse.

Após o parto, mãe e bebê foram encaminhados ao Hospital Municipal da cidade.