Topo

Sam Smith anuncia que vai usar pronomes neutros; artista é não-binário

Sam Smith se empolga durante show no Lollapalooza Brasil 2019, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo - Mariana Pekin/UOL
Sam Smith se empolga durante show no Lollapalooza Brasil 2019, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo Imagem: Mariana Pekin/UOL

De Universa, em São Paulo

13/09/2019 12h35

Sam Smith anunciou, no Instagram, que vai adotar os pronomes neutros "they/them", da língua inglesa, para refletir sua identidade não-binária. Sam faz parte da comunidade que não se identifica com nenhum dos dois gêneros tradicionais, masculino e feminino.

"Hoje é um dia bom, então lá vamos nós. Eu decidi mudar os meus pronomes para 'they/them'. Depois de passar toda a minha vida em guerra com o meu gênero, decidi abraçar a mim mesme por quem sou", escreveu.

"Eu me sinto animade e privilegiade por estar cercade de pessoas que me apoiam nesta decisão, mas também tenho me sentido nervose sobre anunciar isso [para o restante do mundo], porque me importo demais com o que as pessoas pensam. Mas f*da-se", continuou.

"Eu entendo que haverão muitos equívocos, e vão errar o meu gênero, mas eu peço que vocês, por favor, tentem [entender]. Espero que vocês possam me ver como eu sou agora. Obrigade", disse ainda.

Sam ainda frisou, no restante do texto, que não é especialista em identidade não-binária, mas encorajou os fãs a mandarem perguntas: "Eu quero ser visível e aberte. Se vocês têm perguntas, ou só querem saber o que isso significa como um todo, tentarei o meu máximo explicar para vocês".

Para completar, Sam marcou na postagem pessoas que ajudaram a entender sua própria identidade, e podem dar esclarecimentos mais informados sobre o assunto para seus fãs.

Mais Diversidade