O que você precisa saber para transformar sua casa em um Airbnb de sucesso
Relatos inspiracionais e de terror dividem a atmosfera do Airbnb ao redor do mundo. O fato é que cada vez mais casas estão se transformando em hospedarias alternativas.
Alugar um quarto ou até mesmo toda a residência a um "estranho da internet" é algo que ainda está cercado por tabus, por isso, resolvemos criar um guia de boas práticas e dicas para que você, leitor, se torne um.
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O que eu preciso fazer para me tornar um anfitrião? É seguro? Eu vou ganhar dinheiro? Alguém vai destruir o meu banheiro? Saiba a seguir.
Estrutura de taxas beneficia os anfitriões
Antes de mais nada, vamos falar sobre dinheiro.
Quando você fechar o primeiro contrato de aluguel, saiba que a plataforma irá cobrar uma taxa de 15% sobre o valor da reserva, mas você só pagará 3%, ficando para o hóspede o restante da conta. Essa política acontece por existir mais viajantes querendo se hospedar em casas do que pessoas dispostas a disponibilizá-las. Acredite se quiser.
Para facilitar o raciocínio, vamos às contas: se você cobrar R$ 100 por noite, o valor total do anúncio será R$ 112. Você receberá R$ 97 por diária e o restante é da plataforma. O pagamento cai na sua conta logo após o check-in do hóspede. Simples assim.
Capriche nas fotos, mas não exagere no Photoshop
Você pode ser a pessoa mais legal do mundo, oferecer mimos aos visitantes e ter uma internet de alta velocidade, mas de nada isso adianta se as fotos do seu anúncio não estiverem à altura. E não estamos falando apenas de um bom ângulo.
Para se destacar, vale investir em iluminação, decoração e um rápido tratamento digital na foto. Sim, você está no direito de retocar a imagem do seu quarto, mas não caia na armadilha dos filtros exagerados ou das ferramentas para cobrir imperfeições. Exagerar na maquiagem do cômodo pode se tornar um problema quando o cliente descobrir que o quarto alugado não é aquele que parecia capa de revista.
Detalhe ao máximo a descrição do imóvel
São solicitadas informações básicas durante o cadastro, como localização, número de quartos disponíveis, o que será oferecido durante a hospedagem, entre outras informações complementares.
Quando chegar a hora de descrever o imóvel, mostre exatamente porque o seu lugar é o melhor da região. Destaque os pontos positivos do espaço, os detalhes que fazem a diferença e seja honesto com as limitações. Administrar expectativas é chave para o sucesso.
Brindes fazem a diferença
Não é preciso investir pesado para conquistar o coração do cliente. Basta ser cuidadoso e gentil. Inspire-se nos mimos dos hotéis para ofertar, por exemplo, um bombom de boas-vindas, ou até mesmo uma lista com recomendações de lugares próximos e dicas para melhor aproveitar a região. É like na certa!
Limpeza é prioridade
Manter o ambiente extremamente limpo é mais do que uma obrigação para uma pessoa que está disposta a receber gente em casa.
Considere o custo da limpeza na diária e, sempre que possível, contrate um profissional para fazer o serviço. Não arrisque perder estrelas por conta disso.
Dicas para responder comentários
Depois de cada estada, você e o hóspede têm 14 dias para avaliar como foi a experiência. Este é o momento que define que tipo de anfitrião você é, em todos os sentidos.
Se a sua avaliação e a do hóspede forem boas, ponto positivo! Agora, como lidar com uma crítica negativa? Sim, é doloroso, mas não pode ser ignorada. A dica é sempre responder educadamente, pedindo desculpas pelo ocorrido (quando for o caso) e garantindo que o problema será solucionado para hospedagens futuras. É importante formalizar essa garantia para que os futuros hóspedes saibam que você está ativo e disposto a resolver esse tipo questão.
Hóspedes podem virar amigos (ou inimigos)
Não é difícil encontrar histórias de anfitriões que cultivam amizades duradouras com hóspedes. São muitos motivos que levam a esse final feliz, assim como também são diários os relatos de experiências que se tornaram verdadeiros pesadelos. Essa é a vida, feliz ou infelizmente. A linha que separa os extremos desse novo relacionamento é muito tênue, e depende, em absolutamente todos os casos, da índole do anfitrião e do hóspede.
Meus bens estão seguros durante a estada?
A resposta é "sim" e "não". O Airbnb informa que oferece aos anfitriões um seguro de até R$ 3 milhões a danos causados na propriedade. Você terá direito a acioná-lo caso um hóspede quebre a cristaleira da família, por exemplo. O seguro, além de danos estruturais (como em caso de incêndio, paredes destruídas e qualquer outra catástrofe dessa magnitude), também ressarce o proprietário se algo na casa for quebrado (uma TV, por exemplo). Vale dizer também que a plataforma garante cobertura para questões envolvendo processos de responsabilidade civil.
Se a preocupação é com itens pessoais, como móveis e peças de decoração, há a possibilidade de exigir um depósito de segurança, o que, obviamente, dificulta o aluguel do espaço. Outra opção é encarar o risco em nome do negócio. Neste caso, é melhor esvaziar aquele aquário caríssimo e guardar a coleção de moedas antigas.
Ser um anfitrião exemplar não é fácil
O desgaste é inevitável quando se abre a porta de casa para qualquer tipo de pessoa, especialmente quando muitos deles tratam o espaço como um hotel, e não como um lar. É preciso abstrair alguns hábitos, relevar determinadas abordagens e conviver com quem adora praticar aventuras na cama alheia (entendedores entenderão).
Fazer um balanço após as primeiras experiências é fundamental para entender se toda essa disposição vale a pena.
Se vale de incentivo, muitas pessoas conseguiram alcançar status de super anfitriões e hoje não só complementam a renda familiar, como transformaram o aluguel de quartos em um verdadeiro negócio. Será esse o seu caso?
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