Prefeito de Londres planeja inaugurar mais toaletes sem distinção de gênero
A capital do Reino Unido deve ganhar mais banheiros públicos inclusivos em breve — ao menos, este é o plano de Sadiq Khan.
Veja também
- "Ele vai escolher quando crescer", diz mãe sobre gênero do filho
- "Não sou homem nem mulher e tenho 7 namorados", conta trans não-binário
- Escola adota uniforme neutro para evitar discriminação a transgêneros
- Nome neutro não basta para uma criação sem estereótipo de gênero, mas ajuda
Em entrevista ao jornal britânico "The Guardian", o prefeito de Londres explicou que a decisão inclusa em seu plano para a cidade, a ser divulgado ainda esta semana, é não só uma iniciativa para facilitar o acesso de pessoas trans e não-binárias a um espaço (e serviço) público, mas uma estratégia para fortalecer o turismo local.
"Banheiros são um serviço público vital e podem ajudar a dar forma à experiência da capital que as pessoas que moram aqui e aquelas que visitam têm. Nós precisamos de um número de toaletes que reflitam a incrível diversidade desta cidade — dando às pessoas a confiança de se movimentar por Londres com dignidade", explicou.
No entanto, a proposta já encontra resistência na câmara municipal através da fala de políticos como David Kuerten, que disse ao jornal "The Evening Standard": "Particularmente para a segurança das mulheres, nós não deveríamos dar acesso aos banheiros e trocadores delas àqueles que são biologicamente masculinos, não importa como se identifiquem", afirmou.
Ruth Hunt, presidente da organização beneficente de defesa dos direitos LGBT "Stonewall" disse ao "The Guardian" que a importância da iniciativa de Sadiq Khan não diz respeito apenas à facilidade do acesso ao serviço pela população.
"Este movimento não é apenas prático, é simbólico. Ao introduzir mais banheiros neutros de gênero [na planta], os planejadores podem demonstrar que Londres é uma cidade que dá valor à sua população diversa".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.