Topo

Prefeito de Londres planeja inaugurar mais toaletes sem distinção de gênero

Londres, Inglaterra - VisitBritain/Andrew Pickett
Londres, Inglaterra Imagem: VisitBritain/Andrew Pickett

do UOL, em São Paulo

30/11/2017 09h58

A capital do Reino Unido deve ganhar mais banheiros públicos inclusivos em breve — ao menos, este é o plano de Sadiq Khan.

Veja também

Em entrevista ao jornal britânico "The Guardian", o prefeito de Londres explicou que a decisão inclusa em seu plano para a cidade, a ser divulgado ainda esta semana, é não só uma iniciativa para facilitar o acesso de pessoas trans e não-binárias a um espaço (e serviço) público, mas uma estratégia para fortalecer o turismo local.

"Banheiros são um serviço público vital e podem ajudar a dar forma à experiência da capital que as pessoas que moram aqui e aquelas que visitam têm. Nós precisamos de um número de toaletes que reflitam a incrível diversidade desta cidade — dando às pessoas a confiança de se movimentar por Londres com dignidade", explicou.

No entanto, a proposta já encontra resistência na câmara municipal através da fala de políticos como David Kuerten, que disse ao jornal "The Evening Standard": "Particularmente para a segurança das mulheres, nós não deveríamos dar acesso aos banheiros e trocadores delas àqueles que são biologicamente masculinos, não importa como se identifiquem", afirmou.

Ruth Hunt, presidente da organização beneficente de defesa dos direitos LGBT "Stonewall" disse ao "The Guardian" que a importância da iniciativa de Sadiq Khan não diz respeito apenas à facilidade do acesso ao serviço pela população.

"Este movimento não é apenas prático, é simbólico. Ao introduzir mais banheiros neutros de gênero [na planta], os planejadores podem demonstrar que Londres é uma cidade que dá valor à sua população diversa".