Topo

Ambição sem culpa: 7 razões para você não se sentir mal por querer crescer

Ter ambição ajuda na conquista de objetivos  - iStock
Ter ambição ajuda na conquista de objetivos Imagem: iStock

Carolina Prado

Colaboração para o UOL

01/09/2017 04h00

Ambição nada mais é do que querer muito algo: uma posição no trabalho, uma condição financeira melhor, um carro para não precisar mais andar de ônibus... Não tem a ver com ganância, que sugere passar por cima de tudo e todos para conquistar o que quer. Mas ainda assim, não é uma característica bem vista por todos -- muitos até sentem culpa por ter. A lista a seguir pode ajudar você a quebrar os preconceitos:

1. Graças a ela, a vida anda

Ela nos move a fazer planos para mudar e melhorar. Mas, claro, funciona desde que seja pautada em objetivos que dependam (quase) exclusivamente do nosso esforço, sejam fáceis ou difíceis de serem alcançados -- ganhar na loteria, por exemplo, está mais para um desejo do que para uma ambição.

2. Quem tem sabe o que quer da vida

Embora seja inerente ao ser humano, depende de autoconhecimento para aparecer. Não há como desenhar os passos para chegar a um lugar, sem saber qual é. E o ambicioso sabe detalhadamente o que quer. Não vai dizer “quero ganhar mais”, e sim “quero um salário 40% maior do que ganho hoje”.

3. O ambicioso é mais habilidoso

Ele corre atrás de absorver novos conhecimentos e aprender novas habilidades. Porque é uma forma de se reinventar para conseguir o que tanto quer. Quem busca ser promovido no trabalho, por exemplo, faz cursos específicos para ajudar a chegar ao cargo tão esperado.

4. Ser ambicioso também é pensar num bem maior

As pessoas nunca crescem sozinhas; elas levam outras junto com ela. Quem tem ambição melhora o ambiente em que está inserido, deixa um legado. Pense em nomes como Santos Dumont, Henry Ford, Steve Jobs e Marie Curie. Todos foram ambiciosos e mudaram o mundo de alguma forma.

5. O ambicioso é otimista

Ele não se desanima diante dos desafios, mas continua a trabalhar duro para alcançar seus objetivos. Claro, pode se chatear quando cai, mas logo levanta e segue em frente com uma nova estratégia.

6. É coisa de mulher, sim!

Ainda existe a ideia de que, para o homem, é normal ter ambição, já mulheres podem ser malvistas. Por muito tempo, fomos ensinadas a desejar apenas o sucesso do marido e dos filhos, porque, eles precisavam de uma força propulsora para correr atrás do sustento da família. Mas os desejos femininos não são secundários aos masculinos.

7. Ela só é ruim quando...

É contaminada pelo egoísmo, ou seja, o outro não importa e não passa de um meio de se conseguir o que quer. Porém, desde que você aja dentro dos padrões éticos e morais, a ambição não te transforma em alguém frio e calculista ou corrupto. Tendo valores para limitar as atitudes, ela só te levará a subir por meio da própria capacidade.


Fontes: Ana Mauad, psicóloga clínica. Shirley Vitorino, psicóloga. Elsi Peppe, psicóloga no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Michele Valezin, psicóloga e pesquisadora do Instituto de Psiquiatria da USP.