Veja como remover o mofo de móveis e cortinas e aprenda a se prevenir contra esses fungos
Nomes populares dados a algumas espécies de fungos, o bolor ou mofo aparece nos tecidos ou madeiras de móveis em ambientes com pouca insolação e arejamento. Os fungos, decompositores de matéria orgânica, se instalam em qualquer lugar que seja potencial fonte de alimento e os ajude a procriar.
Nos móveis e cortinas, as causas podem ser infiltrações nas paredes próximas, escassez de iluminação natural nos ambientes e roupas guardadas úmidas dentro dos armários. Para a consultora de organização pessoal, Ana Afonso, os tecidos e estofados que retêm sujidades, resíduos e umidade são bastante propícios ao mofo.
As cortinas também tendem a abrigar estes microorganismos quando permanecem muito tempo fechadas, sem higienização e sem remoção do pó do ambiente. Quanto à ocorrência em móveis, fique bem atento: a "personal organizer" da empresa Organize sua Vida - OZ!, Vera Corradi, explica que se o fungo não for retirado em um tempo hábil, antes da impregnar na estrutura da madeira, o material pode apodrecer, o que reduz as condições de restauro.
Nestes casos, em que o bolor ou mofo se instalou nos veios da madeira, a remoção por um processo de raspagem pode não ser suficiente. Procure um marceneiro para uma avaliação ou consulte o fabricante do móvel. Por isso, se constatar fungos nos móveis e cortinas, não deixe de limpá-los imediatamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.