Topo

Tendência: O preto (de novo) é o novo preto

Look do desfile feminino de Alexandre Herchcovitch, inspirado em sacos de lixo - Alexandre Schneider/UOL
Look do desfile feminino de Alexandre Herchcovitch, inspirado em sacos de lixo
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Colaboração para o UOL

29/01/2007 20h02

Nas coleções de inverno 2007, apresentadas no SPFW, a cor unânime entre os estilistas foi o preto. Ele comparece até em marcas como Neon e André Lima, reconhecidas pela exuberância de cores nas suas criações.



"Se no Rio a cor mais importante era o cinza, do mais claro ao chumbo, a cor de São Paulo é o preto com várias gradações quanto ao brilho: dos superbrilhantes metálicos aos opacos, passando por diversas texturas vindas do vinil, verniz, o craquelê e do plástico que muitas vezes são misturados no mesmo look", explica a consultora de moda do UOL, Mariana Rocha.



Para alguns profissionais envolvidos no SPFW, a grande novidade do preto vem do desenvolvimento tecnológico dos tecidos, "a grande novidade é o preto-techno, com brilho que vem dos tecidos tecnológicos", relata o produtor de moda e figurinista, Sylvain Justum.



A produtora de moda Paula Lang acredita não só nos tecidos tecnológicos como novidade, mas no emprego do acrílico, do cristal negro que dão uma amplitude de textura para cor. Mas é na versatilidade de uso, que ela destaca o emprego do negro: "Em tempos de crise, qualquer roupa fica bacana e elegante em preto. Mas cuidado, o que se viu para o inverno 2007, não é aquele pretinho básico, que a gente já tem no guarda-roupa. As roupas ganharam mais volume, numa regra simples, quando a silhueta é seca embaixo, ganha mais volume na parte de cima e vice-versa".



Outros acreditam que a novidade está na imagem que se criou para a próxima estação, com o uso do preto: "Eu destaco duas imagens para se entender este novo preto, os plásticos do Alexandre Herchcovitch feminino, quando ele passa do saco de lixo para o vinil, e os pretos da Maria Bonita", sintetiza Biti Averbach, editora de moda da Marie Claire.



A voz discordante de novidade do preto vem da consultora de moda, Gloria Kalil: "Eu não vi nenhuma novidade no preto. Ele seria uma escolha natural dentro do revival dos anos 80, já que o verão veio muito estampado. Este brilho do vinil é basicamente isso, este retorno. O que posso apontar como novo, é que o preto não quer ficar sozinho, como no passado, hoje ele aceita a companhia de outras cores".