Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Luciana Gimenez e o mito do 'você não tem mais idade para mostrar o corpo'

Mulheres como Luciana estão dispostas a quebrar regras do etarismo. Mas aí vêm as críticas - Reprodução/Instagram
Mulheres como Luciana estão dispostas a quebrar regras do etarismo. Mas aí vêm as críticas Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista de Universa

18/08/2022 04h00

Uma mulher sempre gostou de fazer fotos sensuais, de usar roupa curta, de fazer topless e de se divertir. A sociedade aceita isso. Até que o tempo passa. Ela vai envelhecendo (lembrem, isso acontece com todos!). E a mesma sociedade que a aclamou passa a achar que "opa, tem algo errado nisso aí". Afinal, uma mulher com mais de 50 anos precisa se comportar. Senão, é porque ela "pirou", "perdeu a noção do ridículo". Aff.

O caso que cito acima vale para muitas de nós, mudando alguns detalhes. Mas a mulher em questão é Luciana Gimenez, 52, que desabafou em uma entrevista para a revista "Quem'': "Fico para morrer quando comentam que não tenho idade para fazer foto com pouca roupa. Quando jovem, a gente tem que esconder o corpo, senão somos acusadas de estar seduzindo. Quando amadurecemos é porque não temos mais idade e mostrar o corpo é falta de noção", desabafou.

Ela está coberta de razão. E, em algum ponto, todas nós, quando envelhecemos, passamos por isso. Existe (ainda) uma longa lista oculta de coisas que mulheres não devem fazer a partir dos 50 como usar biquíni (socorro!), fazer topless, usar cropped, pintar o cabelo da cor que bem entender e por aí vai. É inacreditável. Estamos em 2022 e não devia ser mais assim. Mas é.

Claro, mulheres como Luciana e muitas outras estão dispostas a quebrar essas regras todas. Mas aí vêm as críticas.

No mesmo dia em que li esse desabafo de Luciana Gimenez, Madonna era julgada por ter comemorado seus 64 anos em uma festa da pesada, usando um vestido sensual e ter publicado fotos beijando mulheres. Ou seja, ela passou o aniversário dela sendo a Madonna. Assim como a Luciana apenas quer continuar sendo a Luciana.

Na mesma entrevista, a apresentadora reclamou também da hipocrisia que é, por exemplo, o topless ser proibido no Brasil, o país famoso por exportar biquínis minúsculos.

Velhinhos pelados

Moro na Alemanha e vez ou outra tenho que responder a essa pergunta. Ninguém acredita que o topless possa ser proibido em um país como o Brasil. E, se nem mulheres mais jovens podem "ousar" fazer isso (podemos ser presas!). Imagine como o corpo de uma mulher mais velha é visto.

"Etarismo é algo que percebo diariamente. Vivemos numa sociedade machista onde a mulher tem que se ocultar, onde não podemos ter uma relação sadia com nossos corpos. Sabe o que acho muita hipocrisia? Em vários lugares do mundo pode topless. Aqui no Brasil você pode de biquíni, mesmo que ele seja minúsculo", disse Luciana.

Pois é. E aqui na Alemanha o nudismo é uma prática comum, principalmente entre os mais velhos. É comum ver senhoras e senhores de seus 80 anos nadando nus.

Não estou falando que a vida na Alemanha seja perfeita. De forma alguma. Mas esse é um traço do país e, vivendo aqui, é impossível não comparar.

Fato é: em qualquer lugar do mundo mulheres são julgadas por seus corpos desde a adolescência até a velhice muito mais que os homens.

Falando em Luciana Gimenez, não tem como não se lembrar de Mick Jagger, seu ex namorado, que continua rodopiando em camisa aos 79 anos e todos acham isso lindo. Ah, se todas nós pudéssemos ter a liberdade de um Mick Jagger?#sonho