Topo

Ana Paula Xongani

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Conheça o projeto que transforma guarda-chuvas quebrados em peças estilosas

Relevo Store - Divulgação
Relevo Store Imagem: Divulgação

Colunista de Universa

26/08/2021 04h00

Você já parou para pensar o que fazer com aqueles guarda-chuvas que a gente quebra, que não usa mais, e fica esquecido em algum canto da casa? Pois sim! Encontrar uma forma de fazer roupas - e belas roupas - com eles. Nesta coluna, vou escrever sobre uma das soluções da moda para que a gente aproveite e reaproveite os recursos que já estão no mundo.

Quando eu vi pela primeira vez as roupas feitas de guarda-chuvas, achei incrível, uma ideia espetacular. Não sei se é porque estou em São Paulo, na terra da garoa, onde tem chuvas em várias épocas do ano, acabo pensando que guarda-chuva é sempre uma questão: a gente leva, volta, esquece, compra outro na rua e, quando se dá conta, tem uma coleção em casa. Sem contar aqueles que quebram e perdem a serventia.

Por isso, quando me deparei com as roupas feitas deste tipo de material descartado, achei genial a ideia reciclar e reutilizar ainda com a possibilidade acessar uma ótima gama cromática e de estampas dos quais são feitos. Sem falar no tecido, né? Que, naturalmente, é impermeável.

Sonho com uma marca que pode surgir por aí, que tenha como carro-chefe essas peças. Desejo, inclusive, que faça parte de coleções do Atêlie Xongani. Já pensou?

E, na busca por mais informações sobre o assunto, conheci a Relevo Store, marca que, desde 2018, faz suas peças com guarda-chuva e os resultados são roupas incríveis — blusas, jaquetas do tipo corta-vento e acessórios — como pochetes, chapéus mais. O mais legal é que a marca, além de ser hiper colorida, também te propõe um mix de estampas, que eu, particularmente, amo.

Eu fiquei ainda mais feliz ao saber que essa marca também é organizada por pessoas pretas, nos mostrando mais uma vez nossa criatividade e inventividade -- o que me lembra um outro texto publicado aqui sobre o fato da sustentabilidade sempre ter estado em nossas mãos, nas mãos das pessoas pretas e periféricas.

Para exemplificar, separei algumas peças incríveis:

Coleção Relevo Store + Muda

Casaco da Relevo Store

Casaco Releveirx

Quem quiser se aventurar, como mencionai, pode assistir aos vídeos disponíveis no YouTube ensinando como fazer do guarda-chuva uma peça roupa. Quem sabe a gente não comece a vê-los como uma proteção contra a chuva, mas também, como segunda intenção, uma possível peça de vestuário? Eu acho um máximo!