Topo

Doente, garoto alemão consegue participar de aulas com avatar robótico

Joshua, 7, ao lado de sua mãe (Simone) e seu irmão (Martin), participa de aula por meio de um robô avatar em Berlim - Hannibal Hanschke/Reuters
Joshua, 7, ao lado de sua mãe (Simone) e seu irmão (Martin), participa de aula por meio de um robô avatar em Berlim Imagem: Hannibal Hanschke/Reuters

Em Berlim

17/01/2022 09h08

O menino Joshua Martinangeli, de 7 anos, está doente demais para ir à escola. Mas o estudante alemão pode, ainda assim, interagir com seus professores e colegas de classe por meio de um robô avatar que senta em seu lugar na sala de aula e emite um sinal piscante quando ele tem algo a dizer.

"As crianças conversam com ele, dão risada com ele, e às vezes até conversam com ele durante a aula. Joshi pode fazer isso muito bem também", afirmou Ute Winterberg, diretora da Pusteblume-Grundschule, em Berlim, à Reuters.

Joshua não pode comparecer às aulas pois usa um tubo em seu pescoço por conta de uma doença pulmonar grave, afirmou sua mãe, Simone Martinangeli.

Avatar robótico em sala de aula representando Joshua, de 7 anos, que participa de sua casa - Hannibal Hanschke/Reuters - Hannibal Hanschke/Reuters
Avatar robótico em sala de aula representando Joshua, de 7 anos, que participa de sua casa
Imagem: Hannibal Hanschke/Reuters

O projeto é uma iniciativa privada financiada pelo conselho local do distrito de Marzahn-Hellersdorf, em Berlim.

"Somos o único distrito em Berlim que comprou quatro avatares para suas escolas. A motivação foi a Covid-19, mas acredito que isso será o futuro, para muito além da pandemia", disse o conselheiro de Educação do distrito, Torsten Kuehne.

"Acontece de tempos em tempos, por várias razões, que uma criança não possa ir às aulas presencialmente. Então, o avatar pode dar àquela criança uma chance de permanecer na comunidade escolar", disse Kuehne.

Ele acrescenta que já levou o projeto a discussões políticas a nível estadual.

(Reportagem de Gabi Sajonz-Grimm, Oliver Barth e Fanny Brodersen)