Topo

Balança de bioimpedância da Xiaomi analisa o corpo e mostra além do peso

De Tilt, em São Paulo

20/01/2023 11h00Atualizada em 20/01/2023 17h57

Se você já foi em um consulta com nutricionista, já deve ter ouvido que ingerir bebida alcoólica ou dormir mal prejudica a perda de peso. Comprovei isso na prática testando a Balança Inteligente de Bioimpedância 2, da Xiaomi. Esse tipo de equipamento não mostra só o peso, ele oferece informações como gordura corporal, nível de hidratação, Índice de Massa Corporal, musculatura, entre outros.

Para entender melhor meus hábitos, me medi diariamente durante cinco dias. Foi quando tive a prova de que as orientações dos profissionais de nutrição são mais do que sérias.

A bioimpedância é, de forma resumida, um impulso que passa pelo corpo e que, dependendo da resistência, consegue identificar o que é gordura e o que é massa muscular, explica Verônica Laino, nutricionista e colunista de VivaBem.

Como foi a minha experiência

De modo geral, o uso é simples, mas a interface poderia ser mais amigável. Precisei de um tempo para aprender onde ficam as medições gravadas da balança no app da Xiaomi.

Balança Inteligente de Bioimpedância 2, da Xiaomi - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Na caixa, vem a balança e quatro pilhas AAA.

Basta instalá-las, colocar a balança numa superfície plana (o visor deve indicar 0.0 kg) e ativá-la subindo nela.

Até então, ela funciona como uma balança convencional: basta pisar sobre os eletrodos do equipamento, que ele mostra o peso num visor de Led.

É possível também medir qualquer item (como frutas ou pacotes de alimentos) entre 100 gramas e 10 kg. Para isso, é só posicioná-lo na área mais central do dispositivo.

Balança da Xiaomi permite pesar objetos que pesam de 100 gramas a 10 kg - Divulgação - Divulgação
Balança da Xiaomi permite pesar objetos que pesam de 100 gramas a 10 kg
Imagem: Divulgação

A parte de bioimpedância aparece ao conectar o telefone com o dispositivo.

Para isso, precisei instalar o Zepp Life (disponível para Android e iOS) e ligar a função Bluetooth do telefone.

Após fazer cadastro no app, fui em "Perfil" e "Adicionar dispositivo" - isso com os dois pés na balança, para ela detectar que estava ativa e fazer o pareamento.

Para ativar a balança, você deve pisar sobre os quatro eletrodos dela (de preferência descalço) - Guilherme Tagiaroli/Tilt - Guilherme Tagiaroli/Tilt
Para ativar a balança, você deve pisar sobre os quatro eletrodos dela (de preferência descalço)
Imagem: Guilherme Tagiaroli/Tilt

Na sequência, bastou subir na balança com o app aberto, ficar estável e aguardar um tempo para estabilizar - no celular, com o Zepp Life, o sistema pergunta quem está se pesando.

O que a balança mostra sobre seu corpo

Para começar, a balança não deve ser uma obsessão. Ela é parceira para quem quer perder peso, manter e/ou ganhar massa muscular — ela auxilia no monitoramento de resultados, destaca a nutricionista.

Dito isso, o equipamento informa:

  • IMC (Índice de Massa Corporal) - relação entre peso e altura para classificar padrões de saúde (como magro e obeso, por exemplo). A medida costuma ser útil parar mostrar a situação do corpo de alguém que não pratica atividade física.
  • Gordura corporal - porcentagem de gordura no corpo
  • Gordura visceral - porcentagem de gordura ao redor dos órgãos - em excesso pode atrapalhar a função dos órgãos.
  • Água - porcentagem do nível de água do corpo.
  • Músculo - indica a massa muscular em quilos.
  • Massa óssea - estimativa (em quilos) de quantidade de cálcio, fósforo e outros elementos contidos nos ossos.
  • Idade corporal - relação entre gordura e massa muscular; quanto menos massa muscular e mais gordura, maior a idade, por exemplo.
  • Metabolismo basal - quantidade mínima de calorias necessárias para manter as funções vitais do organismo em repouso.

A profissional recomenda que se faça medida com balanças do tipo uma vez por semana ou até de 15 em 15 dias, sempre num mesmo horário, preferencialmente logo após acordar.

Nosso corpo oscila muito de acordo com exercícios e alimentação. Se medir todos os dias pode atrapalhar mais do que ajudar no processo

Além de usar roupas leves, evite se pesar após a prática de exercícios físicos - logo após a musculação, por exemplo, os músculos ficam mais inchados.

O Zepp Life, app da Xiaomi, recomenda que as pessoas se meçam com roupas leves e evitem fazê-lo após o banho ou prática de exercícios físicos.

Massa muscular é o índice principal

    Segundo Verônica, a massa muscular sem dúvidas é um dado importante para ficar de olho: "Para o profissional é um parâmetro interessante. Se perder massa, quer dizer que não está comendo proteína o suficiente. E, ao aumentar a massa muscular, consequentemente isso reduzirá o nível de gordura."

    Capturas de tela do app Zepp Life com análise feita baseada em medições da balança de bioimpedância da Xiaomi - Reprodução - Reprodução
    Capturas de tela do app Zepp Life com análise feita baseada em medições da balança de bioimpedância da Xiaomi
    Imagem: Reprodução

    Quanto custa?

    Vale a pena?

    A balança Mi Body Composition Scale 2, da Xiaomi, tem quatro pontos de contato (no caso, apenas nos pés), enquanto as usadas por nutricionistas costumam ter oito (além dos pés, há pontos nas mãos).

    Balança de bioimpedância da Xiaomi - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
    Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

    Na prática, segundo a profissional, este modelo costuma beneficiar os homens comparado com as mulheres, pois eles costumam acumular menos gordura da cintura para baixo (lembre-se que o impulso sai do pé; em aparelhos mais sofisticados passam pelos pés e vão até as mãos).

    De qualquer jeito, este tipo de equipamento é importante, sobretudo se há uma constância na medição, pois ajuda a acumular um histórico da evolução do corpo da pessoa, permitindo uma análise mais apurada feita por um profissional.

    Na minha experiência, feita antes de ouvir a nutricionista, devo admitir que foi legal ver a curva de evolução diária (para melhor ou pior). Meu IMC é alto e tenho gordura visceral em excesso. Então o uso da balança por alguns dias me ajudou a entender melhor meu corpo e meus hábitos.

    Nos dias após a prática de natação, por exemplo, o peso caía consideravelmente. No fim de semana, quando não costumo fazer atividade física e durmo melhor, havia também uma redução de gramas.

    Já após quartas-feiras (quando o prato do dia é feijoada em São Paulo) e em fins de semana em que bebia e não dormia tão bem, ficava claro o ganho de peso.

    Óbvio, não dá para perder muito peso de um dia para outro, mas se conhecer ajuda a manter hábitos mais saudáveis e evitar aqueles que não fazem tão bem. Além de comprovar na prática que o papo de nutricionista não é lorota.

    Rodapé content commerce -  -