Topo

Nova aposta da Sony é deixar você controlar satélite e tirar foto do espaço

Ilustração do satélite Star Sphere (Esfera estelar, em tradução livre) - Sony
Ilustração do satélite Star Sphere (Esfera estelar, em tradução livre) Imagem: Sony

Nicole D?Almeida

Colaboração para Tilt, em São Paulo

10/01/2023 11h29

A Sony tem como plano permitir que qualquer pessoa controle um satélite através de seus celulares e computadores e tire fotos do espaço. O projeto, chamado de Star Sphere (Esfera estelar, em tradução livre), é uma parceria com a Universidade de Tóquio e a Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA).

A proposta mais básica é permitir que uma pessoa fique no comando de um satélite e de seu equipamento fotográfico por cerca de cinco a oito minutos, possibilitando registros em fotos ou vídeos.

O usuário será capaz de ajustar as configurações da câmera, como sensibilidade, abertura e velocidade de captura do obturador.

"Quando o satélite passa por uma antena terrestre os usuários poderão operá-lo diretamente por cerca de cinco a oito minutos enquanto verificam as imagens ao vivo da câmera real a bordo, permitindo que eles experimentem uma conexão em tempo real com o espaço", explica a Sony.

"Passeio espacial"

No pacote premium — ainda sem preço divulgado —, a Sony afirma que os participantes poderão reservar um "passeio espacial" por 90 minutos ao redor da Terra para seus próprios registros.

"Enquanto o satélite leva cerca de 90 minutos para orbitar a Terra, os usuários só podem operá-lo por cerca de 10 minutos", detalha a empresa no site do projeto.

O satélite

O satélite que tornará isso possível orbitará a Terra a uma altitude entre 500 e 600 quilômetros.

Ele será munido por equipamentos fotográficos da Sony: um sensor full-frame, que captura uma imagem mais ampla, e uma lente 28-135mm f/4, uma lente zoom que abrange perspectivas grande angular a teleobjetiva.

O satélite dará a volta ao redor da Terra cerca de 15 a 16 vezes por dia. Dessa forma, por meio de um simulador de disparo (shooting simulator), os usuários saberão quando e onde o satélite se encontra, além de ser possível ajustar algumas configurações da câmera com antecedência, como a sequência de disparo.

O simulador permitirá também operar a câmera espacial e reservar sessões de filmagens.

A Sony diz ainda que planeja trabalhar com artistas, oferecendo oportunidades para criar novas artes baseadas em perspectivas espaciais.

O objetivo é lançar o serviço ainda neste ano. Inicialmente, o projeto estará disponível somente nos Estados Unidos e no Japão. Ainda não se sabe quanto será cobrado, mas aqueles que tiverem interessados já podem se cadastrar como membro da tripulação aqui.