Topo

Fez muita promessa de Ano Novo? Tecnologia ajuda a cumprir resoluções

Tem muita gente que promete de tudo no Réveillon e não cumpre nada novo ano; felizmente, a tecnologia pode evitar que suas resoluções se tornem promessas vazias - Celso Pupo/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Tem muita gente que promete de tudo no Réveillon e não cumpre nada novo ano; felizmente, a tecnologia pode evitar que suas resoluções se tornem promessas vazias Imagem: Celso Pupo/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Tilt, do Recife

06/01/2023 10h23

Não basta vestir branco e pular as sete ondas: se você quiser ter um ano realmente novo, vai precisar se esforçar para isso. E a tecnologia pode ajudar na hora de cumprir as promessas para os próximos meses.

Tilt selecionou plataformas e aplicativos para você começar 2023 com tudo e:

  • ter uma vida mais saudável
  • organizar dados e arquivos pessoais
  • dar um gás na carreira, estudo e leituras

Vida mais saudável

Aplicativos com aulas de ginástica. Existem programas que têm tudo para ajudar você a movimentar o corpo, principalmente se você não tem tempo, dinheiro e/ou não gosta de academia.

No Brasil, um dos mais populares é o Mude (mais de 100 mil avaliações na loja de apps do Google). Gratuito, o aplicativo oferece aulas sob demanda, como yoga, pilates, funcional, exercícios para abdômen e perna, dança e também mais específicos, voltados para aumento de força, resistência e mobilidade. Ele tem conteúdos gravados e também aulas ao vivo.

Fora esse, há diversas opções pagas, como o Queima Diária, Freeletics Bodyweight, etc. Com a maioria deles, é possível se exercitar sem nenhum equipamento ou somente com uma esteira.

Vale destacar também apps com o da Nike Training Club, Adidas Training by Runtastic.e o Apple Fitness+. As propostas são parecidas, com vídeos ensinando os exercícios.

Smartwach. Se a ideia é monitorar sua atividade física e ter dados de saúde, invista em um relógio inteligente. Existem modelos que acompanham a frequência cardíaca, qualidade do sono, nível de stress, oxigenação no sangue, possuem contadores de passos e de calorias, entre outras funções.

Relógios do tipo são capazes de calcular diversos parâmetros dependendo da atividade escolhida, como a distância percorrida e velocidade média de exercícios como caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros.

Esse acompanhamento gera um histórico que acaba tendo duas funções principais:

  • Fornecer ao usuário uma noção mais completa do resultado proporcionado pelo exercício e, com isso, permitir uma melhoria contínua nos resultados.
  • Função psicológica, funcionando como incentivo para que a pessoa continue se exercitando, deixe o sedentarismo de lado e melhore a sua qualidade de vida.

O lado ruim é que smartwatches mais completos acabam sendo caros. É o caso dos modelos da Apple, que funcionam quase como um smartphone de pulso.

Smartbands. São pulseiras eletrônicas que têm menos funcionalidades do que os relógios inteligentes e, em geral, se limitam a monitoram atividades físicas. Elas costumam ser mais baratas e não decepcionam desde que você tenha ideia de suas limitações.

Air Fryer. No quesito alimentação, vale apostar, se for possível, em dispositivos inteligentes na cozinha. Além de um hábito saudável, isso te ajuda a não virar refém dos tentatores serviços de delivery — e, de quebra, a economizar dinheiro.

As air fryers e as panelas elétricas são ótimas aliadas, especialmente por não demandarem a atenção de quem cozinha enquanto os alimentos são feitos.

Além disso, especialmente no caso das air fryers, a tendência é que os alimentos preparados nesses aparelhos sejam mais saudáveis do que os que passam por processos como fritura em óleo.

Para fechar o combo de praticidade, alguns modelos podem se conectar com assistentes virtuais de voz, como a Alexa, e contam com apps para celular que trazem receitas e permitem o controle à distância.

Já modelos mais simples se beneficiam de uma verdadeira legião de fãs, o que faz com que hajam diversos sites de receitas especializados no preparo de alimentos com esses aparelhos.

2023 mais organizado

Se a meta é ser mais organizado, é preciso ter em mente dois pontos importantes. O primeiro é que é preciso estabelecer uma rotina. E o segundo é que é necessário ter uma casa organizada. Invista em:

Rastreadores de hábitos. Esses apps podem ajudar a manter o dia a dia nos eixos, mantendo o controle sobre suas tarefas, suas contas e até mesmo sobre aspectos mais específicos, como a quantidade de horas dormidas.

DoneApp! e StridesApp são duas opções para iPhone que ajudam o usuário a inserir um novo hábito no cotidiano ou avisar sobre quando a pessoa "furou" a rotina estabelecida.

Também há outras opções como o Fabulous, que ano passado foi eleito o melhor app do Google Play e permite montar um plano com base nas respostas de um questionário. O HabitNow, também disponível na Play Store, o gratuito Grow, o Forest (gerenciamento de tempo) e o Habitica também podem ser úteis.

Apps para listas de compras e divisão de gastos. O app Bring! (Android e iOS) permite fazer listas de compras e ajuda você a não se perder entre as gôndolas.

Já quem divide as contas de casa tem no Settle Up (Android e iOS) uma boa ajuda, já que ele permite criar grupos de pessoas, registrar gastos e fazer a divisão automaticamente.

Apps para listas de tarefas. Pesquise programas que funcionam como planners virtuais. São exemplos disso o Todoist (Play Store), o Things (iOS e macOS) e o To Do (Microsoft, mas funciona em quase todas as plataformas).

Esses apps têm um uso bastante amplo, sendo úteis tanto na sua vida pessoal quanto na profissional, como na hora de detalhar projetos de trabalho e listas de tarefas a serem cumpridas.

Eles também são bem visuais, o que ajuda na hora de seguir cronogramas e permite quebrar grandes projetos em pequenas listas de tarefas, assim como definir a prioridade de cada um deles.

Organizadores de fotos e documentos. São ótimas pedidas para uma vida digital mais organizada e fluida. Destacam-se aqui o Google Drive e o Evernote (ambos para documentos e fotos)

Gerenciadores de senhas. O 1Password, o LastPass, o Bitwarden e o Dashlane são exemplos de gerenciadores de senha criptografados e evitam aquela situação na qual você cria uma senha forte, mas esquece dela minutos depois.

Carreira, estudos e leituras

Se você é do tipo que adora salvar links de textos ou PDFs de livros, mas deixa tudo bagunçado e acaba nem lendo o que guardou, fique de olho nas dicas abaixo:

  • organizadores de arquivos em PDF
  • apps para leitura de eBooks ou reprodução de audiolivros
  • gadgets que funcionam como "livros"digitais

Uma boa dica aqui é o aplicativo Libby. Ele é gratuito e permite que você baixe livros disponíveis em seu acervo, que contém e-books, audiolivros, revistas e histórias em quadrinhos.

O Libby também possui um sistema de tags, útil para quando você quer salvar algo para ler mais tarde.

Por ele ser gratuito, a coleção de livros pode ser um pouco restrita. Neste caso, há opções de softwares por assinatura, como o Kindle Unlimited ou o Scribd — que oferecem o acesso a inúmeros títulos — e o Audible ou Libro.fm, para os amantes de ouvir narrações de livros.

Os leitores digitais de livros, como o Kindle, são boas escolhas, pois: têm uma tela que simula a textura de papel e não são tão brilhosos quanto os displays de monitores, celulares e tablets — seus olhos agradecem.

Além disso, ajudam a ter uma leitura sem distrações, já que não têm apps como os de rede sociais e de mensagens.