Topo

Para não se atrasar: estes apps vão te ajudar a não perder mais o ônibus

Apps pegam dados da cidade e exibem trajeto de ônibus em tempo real - Getty Images
Apps pegam dados da cidade e exibem trajeto de ônibus em tempo real Imagem: Getty Images

Cláudio Gabriel

Colaboração para Tilt, no Rio de Janeiro

13/12/2022 04h00

Se você anda de transporte público, as dicas a seguir são para você. Tilt reuniu cinco aplicativos práticos que ajudam a economizar tempo de deslocamento e diminuem os riscos de você chegar atrasado em seu compromisso.

Isso porque existe a opção de acompanhar o trajeto do seu ônibus ao vivo e ainda visualizar diferentes rotas para chegar ao mesmo destino. Todos estão disponíveis para Android e iPhone.

Moovit

Oferece dados de linhas de ônibus em quase todo o Brasil (só não atende cidades muito pequenas).

Também tem informações de outros transportes, como metrô, trem, teleférico, barcas, VLT e mais.

Moovit - Reprodução - Reprodução
Moovit
Imagem: Reprodução

Nele, você pode criar uma rota, colocando seu local de partida exato e o de chegada. Assim, o app trará opções de transportes para chegar ao seu destino, e os horários que eles passam.

Recentemente, os desenvolvedores fizeram uma atualização importante para quem quer saber em que local o ônibus está. Quando você colocar o destino e escolher a linha que quer pegar, vai aparecer uma opção na parte de baixo chamada "Localização em tempo real".

Ao clicar nela, é possível saber com exatidão em que local o veículo que está monitorando e o tempo que deve demorar até o seu ponto. A funcionalidade está presente no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e outras 30 cidades de grande/médio porte do país.

Vale ressaltar que essas informações são cedidas pelos próprios municípios; os apps apenas contam com formas mais amigáveis de visualizar essas informações.

Google Maps

O Google Maps, que está presente em todo o país, não tem tantas funcionalidades e aditivos para a experiência do usuário quanto aplicativos específicos dentro dessa categoria. Contudo, é útil para exibir o tempo previsto de deslocamento da linha de ônibus e a duração aproximada da viagem.

Google Maps - Reprodução - Reprodução
Google Maps
Imagem: Reprodução

Ele não mostra apenas que, se você pegar o ônibus em um ponto X, deve passar três para chegar no ponto Y.

No caso, o Maps fala de cada rua, e local pelo qual você passa e traz expectativas para lotação, acessibilidade, temperatura do veículo e até indica o ponto em que você deve descer.

Para usar, é só entrar no aplicativo, colocar o local para onde se quer ir, clicar em Rotas e pôr de onde se está partido. Após isso, escolher a terceira opção, depois de carro de passeio e moto.

CittaMobi

Mais uma opção presente em boa parte do país, selecionando o trajeto, ele trará as linhas mais utilizadas e a previsão que um ônibus deve aparecer no ponto em que você estava.

CittaMobi - Reprodução - Reprodução
CittaMobi
Imagem: Reprodução

Além disso, o CittaMobi tem como ponto interessante uma espécie de atualização de ocorrências, que geram atrasos, como um engarrafamento não previsto, uma batida no meio do trajeto e mais. Mais um aspecto é a possibilidade de recarregar seu cartão de transporte no próprio app.

Há também uma versão chamada CittaMobi Acessibilidade. Ele inclui a opção de usar comandos de voz para facilitar o uso por pessoas com deficiencia visual.

Cadê o ônibus?

O app funciona apenas para o estado de São Paulo, especificamente para região metropolitana.

Cadê o ônibus? - Reprodução - Reprodução
Cadê o ônibus?
Imagem: Reprodução

Depois de criar a conta e entrar no app, é preciso habilitar o uso do GPS no celular. Ele irá trazer informações de todos os transportes na região, desde pontos próximos, ônibus que são possíveis pegar para chegar até um local e a previsão de chegada.

Além disso, assim como no Moovit, é possível acompanhar o trajeto do veículo e se preparar para não perder o ônibus.

Vá de ônibus

Vá de ônibus - Reprodução - Reprodução
Vá de ônibus
Imagem: Reprodução

Menos completo, porém útil. É assim que é possível definir o Vá de Ônibus, que mostra a distância em que você está do ponto, a previsão de tempo e também o valor em dinheiro que será gasto no trajeto do transporte.

Talvez seu maior diferencial seja o fato de poder ser utilizado também no computador, caso você não queira baixar no seu celular.

Ele traz a opção de procurar pelo trajeto (colocando a partida e chegada) ou pela linha específica em que se quer ir.

O Vá de Ônibus funciona apenas no estado do Rio de Janeiro, principalmente em cidades do interior e região metropolitana, como em Petrópolis, Vassoura e Araruama.