Topo

Qualcomm deve levar SMS via satélite ao Android (e melhor que no iPhone)

Qualcomm utilizará constelação de satélites Iridium, maior que a da Apple, para enviar SMS mais rápido no Android - Divulgação/Qualcomm
Qualcomm utilizará constelação de satélites Iridium, maior que a da Apple, para enviar SMS mais rápido no Android Imagem: Divulgação/Qualcomm

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt*, de São Paulo

06/01/2023 14h17

Usuários Android também poderão enviar mensagens SMS via satélite em breve. A novidade foi anunciada pela fabricante de chips Qualcomm durante a CES 2023 (Consumer Electronics Show), a maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas.

A fabricante de componentes pretende disponibilizar o Snapdragon Satellite, como foi chamado, na segunda metade de 2023. No entanto, só poderá ser usado, primeiramente, em celulares lançados na América do Norte e na Europa.

O serviço de mensagens via satélite começará em modelos equipados com o Snapdragon 8 Gen 2, o novo chip da Qualcomm, e seus posteriores. Atualmente, esses chips já podem ser encontrados no Xiaomi 13, por exemplo.

A transmissão de SMS será executada na constelação de satélites Iridium, que conta com 66 satélites de 25 anos. Segundo a fabricante, essa rede de satélites alimentava telefones com antenas externas anteriormente, e será capaz de funcionar com antenas internas normais dos atuais celulares.

O Iridium roda na banda L de 1-2 GHz, a mesma usada pelo GPS e, por isso, a maioria dos celulares não precisarão de uma nova antena para os SMS via satélite. Segundo Francesco Grilli, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm, a comunicação está mais próxima de 2G (GSM ou EDGE) do que de 5G.

"Nossa rede é adaptada para este serviço — nossos avançados satélites LEO cobrem todas as partes do globo e suportam as conexões de baixa energia e baixa latência ideais para os serviços movidos a satélite habilitados pelo Snapdragon Satellite, líder do setor", disse Matt Desch, CEO da Iridium, em comunicado.

Melhor que no iPhone

No entanto, o serviço parece ser melhor que o presente no iPhone.

O Snapdragon Satellite promete entregar, além de alerta de emergência, a possibilidade de usar a tecnologia para chats casuais, como SMS e mensagens em apps estilo WhatsApp. Diferentemente do serviço disponível no iPhone 14, no qual é possível somente o envio de mensagens SOS.

Além dessas características, a rede de satélite de ambas as tecnologias é diferente. Enquanto o Snapdragon Satellite usa a constelação Iridum, permitindo o envio de SMS em tamanho normal em menos de 10 segundos", o iPhone está na constelação Globalstar que conta com apenas 24 satélites — o tempo, em média, para o envio de SMS SOS é de 15 segundos.

A Qualcomm planeja ainda expandir o Snapdragon Satellite para outros dispositivos, como laptops, tablets, carros e até Internet das Coisas (IoT), de acordo com a evolução do sistema. No entanto, este passo ainda não possui prazo definido.