Topo

Copa do Mundo: 3 gambiarras para ver jogos mesmo sem antena de TV aberta

Salem Al-Dawsari acerta chute no ângulo durante Argentina x Arábia Saudita - REUTERS/Hannah Mckay
Salem Al-Dawsari acerta chute no ângulo durante Argentina x Arábia Saudita Imagem: REUTERS/Hannah Mckay

Felipe Mendes

Colaboração para Tilt

23/11/2022 04h00

A Copa do Mundo do Qatar começou no domingo (20) e cada vez mais torcedores começam a se empolgar para assistir aos jogos, transmitidos na TV aberta pela Globo. Mas isso pode ser um problema para uma parte do público que, nos últimos anos, passou a usar a TV só para streaming e games - e nem sequer tem antena para captar o sinal dos canais tradicionais.

Se este é seu caso, saiba que você não precisa, necessariamente, comprar o equipamento. Há algumas "gambiarras" que podem resolver a questão sem gastar nenhum centavo.

Uma das soluções está na sua cozinha. É o arame comumente usado para fechar sacos de pão de forma. Pode parecer estranho, mas o metal é suficiente para que o sinal chegue até o seu televisor.

Tilt testou (e comprovou) a dica viral feita por um usuário do Twitter: basta desencapar o araminho e colocar no buraco destinado à entrada da antena.

A postagem já acumula mais de 137 mil curtidas e 9,4 mil comentários - e estimulou outras pessoas a citar novas formas de driblar a falta de antena. Algumas relataram que o clips de papel tem o mesmo efeito, enquanto outras citaram a possibilidade de colocar um breve segmento (cerca de 20 cm) de um cabo coaxial - aqueles utilizados para conectar TV a cabo. Basta desencapar os últimos 5 cm.

Mas por que esse tipo de gambiarra funciona?

"É uma coisa supersimples", explica o professor Eduardo Pouzada, engenheiro eletrônico do Instituto Mauá de Tecnologia. "Os clips ou fios metálicos funcionam como antenas porque têm uma boa dimensão em termos de comprimento de onda na frequência de captação", diz ele.

De acordo com o especialista, na prática, as gambiarras acabam funcionando devido à intensidade do sinal da TV digital. Mesmo não existindo um projeto de antena, elas conseguem traduzir a onda eletromagnética para dentro dos circuitos de entrada do receptor.

Outra boa notícia é que o improviso não traz riscos ao aparelho eletrônico. A única exceção é se a peça metálica que funciona como antena tocar em alguma área desencapada do cabo de força (o que liga na tomada).

"Isso vai passar uma carga de energia elétrica muito grande para o circuito de entrada do receptor e certamente o danificará, podendo até inutilizar todo o televisor", diz Pouzada.

É a mesma coisa que o famoso Bombril?

Na postagem, muita gente lembrou de outra famosa gambiarra: os chumaços de esponja de aço na ponta das antenas, que supostamente melhoravam a captação do sinal.

Mas, segundo o professor, não há relação. Antes do sinal digital, as TVs funcionavam com sinal analógico e dependiam totalmente das antenas.

Era uma "comunicação" entre dois tipos: as grandes antenas de transmissão das emissoras de televisão emitiam uma onda eletromagnética, e a antena da TV (no aparelho ou no telhado da casa) emitia outra. Essas ondas se encontravam para que o televisor captasse o sinal.

Então, a direção na qual a antena da TV estava fazia diferença. "Se a antena estava bem posicionada, colocar um Bombril ou outro objeto metálico atrapalhava a recepção. Ela poderia captar um ruído, por exemplo", explica o professor de física Fred Zenorini, criador do projeto Física no Fusca. "Mas, quando a posição não era a ideal, a palha de aço ajudava a antena a emitir uma onda eletromagnética em novas direções".