Topo

iPhone 14: transmissão falsa que se dizia da Apple era golpe de criptomoeda

Entrevista antiga de Tim Cook na CNN foi adulterada com textos e logotipos - Reprodução/YouTube
Entrevista antiga de Tim Cook na CNN foi adulterada com textos e logotipos Imagem: Reprodução/YouTube

Núbia da Cruz

Colaboração para Tilt

08/09/2022 10h37

Uma falsa transmissão ao vivo no YouTube pegou carona no evento da Apple ontem (7) para tentar atrair vítimas para um golpe de criptomoeda.

Enquanto a empresa real anunciava a chegada de novos iPhone e Apple Watch, o vídeo fake reproduzia uma entrevista antiga do CEO Tim Cook. No título e no descritivo, várias palavras-chaves que poderiam atrair a atenção de quem buscava o verdadeiro evento: "Apple", "Event", "Tim Cook" e "metaverse".

Quem clicasse para assistir encontrava uma página cheia de links suspeitos, com criptografia estranha.

As imagens mostradas eram a participação de Cook em um programa da CNN Money, nos EUA, em 2018. O logo do canal e outros detalhes que revelariam a origem do conteúdo foram tapados com tarjas pretas que traziam o texto "Apple Crypto Event 2022" ("Evento de criptomoedas da Apple 2022"), "Urgent News" ("notícia urgente") e logos das criptomoedas Ethereum e Bitcoin.

O golpe deu parcialmente certo: segundo o site The Verge, a transmissão chegou a ser recomendada na página inicial do YouTube e teve pico de 70 mil espectadores.

Posteriormente, o Youtube a retirou o conteúdo do ar, mas não comentou sobre o ocorrido. Os responsáveis pelo golpe ainda não foram localizados.