Topo

Mais um golaço do James Webb: foto rara de um 'Anel de Einstein' perfeito

Galáxia SPT-S J041839-4751.8, azul ao centro, é ampliada com um Anel de Einstein - JWST/MAST; Spaceguy44/Reddit
Galáxia SPT-S J041839-4751.8, azul ao centro, é ampliada com um Anel de Einstein Imagem: JWST/MAST; Spaceguy44/Reddit

Siouxsie Rigueiras

Colaboração para Tilt, de São Paulo

30/08/2022 13h26Atualizada em 19/09/2022 18h06

Desde que as primeiras imagens do Telescópio Espacial James Webb foram divulgadas, em julho, somos supreendidos a cada semana — seja com detalhes de Júpiter ou as profundezas do universo. E ele acaba de fazer mais um golaço: dois registros de um Anel de Einstein em uma galáxia a 12 bilhões de anos-luz da Terra.

As imagens foram processadas e compartilhadas pelo estudante de pós-graduação em astronomia, "Spaceguy44", no Reddit. Ele explica que seria impossível enxergá-la sem este efeito óptico, um tipo raro de "lente gravitacional" — quando outra galáxia em primeiro plano funciona como uma poderosa lupa, ampliando e distorcendo a luz das que estão atrás dela.

A distante galáxia que foi ampliada chama-se SPT-S J041839-4751.8. "Não poderíamos vê-la se não fosse pelas propriedades de curvatura da luz pela gravidade", escreveu na postagem. Se não fosse o efeito, ela possivelmente iria se parecer apenas "uma pequena bolha de luz".

Veja o 'anel de Einstein' em detalhe:

Anel de Einstein - JWST/MAST; Spaceguy44/Reddit - JWST/MAST; Spaceguy44/Reddit
Fenômeno foi capturada pelo James Webb e processada por astrônomo
Imagem: JWST/MAST; Spaceguy44/Reddit

"Spaceguy44" destaca que a J0418 ficou "completamente deformada em um anel perfeito, devido a uma galáxia massiva em primeiro plano". Este registro foi feito pelo MIRI (Instrumento de Infravermelho Médio) do telescópio, usando três diferentes filtros (azul, verde e vermelho).

A outra imagem, também alinhada e colorizada pelo estudante, ficou menos nítida e amarelada. Ela foi capturada em outro comprimento de luz, pela NIRCam (Câmera de Infravermelho Próximo) do James Webb.

Anel de Einstein James Webb - JWST/MAST; Spaceguy44/Reddit - JWST/MAST; Spaceguy44/Reddit
Imagem da NIRCam, em outra faixa de infravermelho
Imagem: JWST/MAST; Spaceguy44/Reddit

Por que acontece?

Chamamos de Anel de Einstein o efeito óptico que faz com que uma galáxia muito distante apareça ampliada e envolvida em um círculo quase perfeito, devido à influência de outra galáxia massiva que está à sua frente. Além de belo, eles nos ajuda a enxergar as profundezas do universo.

É um caso muito especial de lente gravitacional, que ocorre apenas quando a fonte (a galáxia mais distante), a lente (a mais próxima) e o observador (no caso, o telescópio James Webb) estão precisamente alinhados no momento do registro. Isso causa a simetria ao redor dela, gerando uma estrutura semelhante a um anel.

O efeito foi batizado em homenagem ao físico Albert Einstein, que criou a teoria da relatividade e previu a existência dos fenômenos de lentes gravitacionais.