Topo

Cansado de spam telefônico? Saiba como bloquear no Android

Se você é dono de um Android, tem mais um recurso para bloquear spam telefônico - Hirung/iStock
Se você é dono de um Android, tem mais um recurso para bloquear spam telefônico Imagem: Hirung/iStock

Colaboração para Tilt, do Recife

27/06/2022 04h00

Se você tem recebido muitas ligações de spam, telemarketing ou empresas oferecendo "benefícios exclusivos", saiba que é possível bloqueá-las no Android, sistema operacional do Google, antes mesmo de recebê-las.

Para isso, você precisa do aplicativo Google Phone. No Brasil, o nome do app é apenas Telefone e ele pode ser baixado diretamente na Play Store.

Ao ser ativado, ele consegue identificar automaticamente ligações de spam e impedir que elas incomodem. Seu aparelho não vai nem tocar. Ainda assim, elas ficam salvas no histórico de "últimas ligações", caso você precise de mais informações.

O recurso permite ainda que você veja informações sobre a origem da chamada, mesmo de pessoas ou empresas que não estejam nos seus contatos.

Vale reforçar que, para isso, o smartphone envia informações sobre seus telefonemas ao Google — é ele quem identifica o código de quem está ligando e determina se é um spam. Segundo a empresa, porém, o app não tem acesso direto à sua lista de contatos já registrada.

Infelizmente, o Telefone não está liberado para todos os aparelhos, já que muitos fabricantes acabam preferindo oferecer seu próprio programa para ligação. Além disso, algumas das etapas para ativar o aplicativo funcionam apenas a partir do Android 6.0.

Por outro lado, ele está cada vez mais acessível: antes exclusivo para a linha Pixel e smartphones com o Android One, agora esse recurso está disponível para diversos modelos de Motorola, Samsung, Asus e Xiaomi, entre outros.

Como ativar a função

Identificador de chamadas Spam do Google - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Segundo o Google, o identificador de chamadas e a proteção contra spam no Telefone ficam ativados por padrão. Mas, caso não estejam, é importante ligá-los. Veja como fazer:

  1. No celular, abra o app Telefone (ou Google Phone);
  2. Toque nos três pontinhos que ficam no canto superior direito (é o campo correspondente ao Mais opções);
  3. Clique em 'Configurações' e depois em 'Filtro de chamadas e spam' (ou 'Identificador de chamadas e spam');
  4. Ative a opção 'Ver código do autor da chamada e spam';
  5. Ative a opção 'Filtrar chamadas de spam'. Não serão mostradas notificações de ligações perdidas ou correios de voz, mas as chamadas filtradas vão aparecer no seu histórico e você ainda poderá acessar o correio de voz.

Denuncie um número como spam

Caso você receba um número que seja spam mas ainda não foi identificado pelo Google, é possível marcá-lo como tal para não receber mais chamadas dele e denunciá-lo.

Na prática, a chamada toca mas aparece um alerta de spam. Nessas situações, o próprio usuário pode bloquear (ou não). Veja o passo a passo.

  1. Abra o app Telefone (Google Phone);
  2. Na parte de baixo da tela, toque em 'Recentes' (últimas ligações);
  3. Pressione por três segundos na chamada que você quer denunciar como spam;
  4. Clique em 'Bloquear/denunciar spam';
  5. Caso o Google tenha identificado uma chamada como spam e estiver errado, é só clicar em desbloquear.