Topo

Celular lento? Siga estas 15 dicas antes de trocar por um novo

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

26/06/2022 13h00Atualizada em 27/06/2022 13h46

Não tem jeito. Os celulares ficam mesmo mais lentos conforme são usados. Isso ocorre muitas vezes pelo volume crescente de programas, fotos, vídeos, áudios e dados que o aparelho utiliza para funcionar. Outro motivo pode envolver a falta de atualização do sistema operacional e de recursos de segurança.

Se o seu smartphone anda lento e travando, confira as dicas a seguir. Existem estratégias — das simples às complexas — que você pode fazer antes de partir para a compra de um novo telefone.

1. Atualize o sistema operacional

Comece atualizando o sistema operacional.

O procedimento corrige falhas encontradas pelas fabricantes e manterm o seu celular mais protegido contra vulnerabilidades de segurança.

  • iPhone: vá em "Ajustes" e verifique se a atualização está em dia no campo "Geral". Caso não esteja, siga as orientações exibidas na tela.
  • Android: vá em "Configurações", "Sistema e Atualizações do Sistema".

2. Reinicie seu aparelho

Isso pode parecer bobo para algumas pessoas, mas a reinicialização do celular pode fazer com que programas que estejam travando seu desempenho deixem de funcionar.

3. Verifique o antivírus

Apesar de consumir parte da memória do aparelho, recomenda-se sempre que o telefone tenha um antivírus instalado e atualizado. Ele protege contra programas maliciosos e também pode bloquear vírus que estejam travando o seu aparelho.

4. Exclua arquivos desnecessários salvos no seu celular

Faça uma análise racional de fotos, vídeos e áudios que podem ser deletados. Isso vai liberar memória do seu aparelho. Muitos casos de lentidão ocorre pela falta de espaço de armazenamento do telefone.

5. Faça uma limpeza profunda no WhatsApp

Jogue fora vídeos, memes e áudios que você enviou e que recebeu. Você pode até acionar o recurso "Apagar todas as conversas" na configuração do app, item "Conversas".

6. Faça o WhatsApp não salvar arquivos automaticamente

  • Vá em "Configurações" > "Conversas e chamadas" ou "Conversas"
  • Procure o item relacionado ao recurso de salvar fotos e vídeos na galeria do aparelho, e desabilite caso esteja ativado. Ele pode aparecer destacado como "Download automático"/ "Salvar em fotos (no iPhone)"
  • Ao fazer isso, apenas os arquivos que você selecionar serão salvos.

7. Analise os aplicativos instalados

Todos são realmente importantes? Existem apps que você não utiliza faz tempo? A sugestão aqui é apagar os que você não usa.

8. Mantenha os apps atualizados

O cronograma das atualizações de sistema operacional é diferente do calendário dos aplicativos. Cada desenvolvedora trabalha com um formato de envio de novos recursos, além correções de falhas e de segurança.

Você pode verificar isso em Configurações > Atualização de software > Baixar atualizações manualmente — e selecionar os apps que mais usa para mantê-los em dia.

9. Diminua o máximo que puder a quantidade de apps na tela inicial

A utilização de recursos animados e gadgets exigem mais do processador. Se o seu celular tiver travando muito, a dica é diminuir a exibição desses programas na tela. As modificações podem ser feitas facilmente na parte de configurações dos aparelhos.

10. Desapegue e desinstale jogos que não usa.

Além de ocupar espaço, eles requerem muito do seu processador.

11. Use a nuvem para salvar seus arquivos

Coloque arquivos pesados na nuvem, como no Google Drive, OneDrive ou iCloud (iPhone). Em seguida, apague-os de seu celular.

12. Desabilite animações e efeitos desnecessários

Papéis de parede (wallpapers) animados são legais e deixam o aparelho mais divertido, mas podem pesar na memória e consequentemente afetar o desempenho.

Se o seu telefone estiver extremamente lento, vale escolher opções estática. No caso do Android, evite também usar os launchers (programas que modificam a aparência).

13. Use um app de limpeza para melhorar a memória e o desempenho do celular

Mas escolha um com boa reputação. Vale investir um tempo na pesquisa.

14. Feche aplicativos em segundo plano

Não deixe aplicativos funcionando em segundo plano. Se muitos softwares estiveram ligados ao mesmo tempo, o processador vai ter que dividir sua capacidade entre várias tarefas. Esse processo torna a navegação mais truncada em modelos de celulares mais simples.

15. Se nada disso ajudar, salve tudo o que tem de mais precioso e formate

Dentro das configurações, encontre a opção "Fazer backup e redefinir".