Topo

Que horas o restaurante abre? Novo robô do Google Brasil liga lá e pergunta

Shiwa ID/Unsplash
Imagem: Shiwa ID/Unsplash

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

14/06/2022 10h35Atualizada em 15/06/2022 12h55

O Google Duplex finalmente estará disponível no mercado brasileiro, segundo anunciou a empresa nesta terça-feira (14), durante evento o Google for Brasil. É um sistema robótico de chamadas que fala com fluência próxima à humana, que pode ser usado, por exemplo, para checar o horário de funcionamento de estabelecimentos.

A grande vantagem é fornecer informações mais precisas para quem usa produtos do Google. Ao perguntar, por exemplo, o horário de funcionamento de estabelecimentos, ele deve evitar que você vá a um local quando estiver fechado.

Apresentado originalmente em 2018 durante o Google I/O, evento de desenvolvedores da companhia, o sistema já está disponível em 10 países e, segundo a empresa, será implementado em fases no Brasil:

  1. atualizar informações de estabelecimentos comerciais nos resultados da busca e mapas
  2. automatizar tarefas para pessoas na internet, como compra de ingressos de cinema
  3. consultar locais de votação junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

Segundo a empresa, o Duplex já tem feito 200 chamadas por dia para atualizar tanto a busca quanto o Google Maps com as informações dos estabelecimentos.

Alô? Aqui é o Google

Em demonstração durante o Google for Brasil, a chamada automática pareceu um pouco esquisita (com leves interrupções na conversa) — a assessoria de comunicação informou posteriormente que a conversa foi acelerada em função da apresentação. É dito no início que se trata de um sistema robotizado do Google e que está checando horário de funcionamento do local.

"Boa tarde, estou ligando do Google para atualizar o sistema de mapas. Sou um sistema automatizado", diz a introdução do texto do robô do Google. Aí, é perguntado sobre o horário de funcionamento do estabelecimento, de segunda a sexta e nos fins de semana.

Segundo a empresa, o número que tem usado para contatar empresas é: +55 11 3878 8565.

Sobre as outras fases, a empresa diz que vai usar o que eles chamam Duplex for Web. No caso, trata-se de um sistema que facilitará que pessoas comprem ingressos para o cinema.

Então, imagine que você vai fazer uma busca de um filme e quer comprar uma entrada. O Duplex for Web ajudará na escolha de um assento no site de um parceiro - no caso, o Ingresso.com - e auxiliará no preenchimento de dados para compra do tíquete. O Google não ganhará nenhum tipo de comissão durante este processo.

Uma ajudinha nas eleições

Quanto às eleições, o Duplex for Web auxiliará pessoas que queiram saber, por exemplo, sobre seu colégio eleitoral direto na busca do Google.

"Oi, eu sou o Google Assistente. Estou aqui para ajudar seu local de votação". Na sequência, o sistema fará perguntas como nome e data de nascimento - que devem ser inseridas digitando em campos que vão aparecer. No fim do processo, será exibido o local de votação, a seção e o endereço.

A companhia define o Duplex como uma "tecnologia conversacional natural para realizar ações do mundo real por meio de um telefone".

Apesar disso, não há planos de trazer ao Brasil os mesmos serviços que impressionaram a audiência durante a apresentação da tecnologia em 2018. Na ocasião, a pessoa poderia perguntar se há horário de reserva para um restaurante, e um sistema automatizado ligaria para o local e responderia com os horários disponíveis.