Topo

China envia astronautas para concluir construção de estação espacial

Foguete Longa Marcha-2F lança a espaçonave Shenzhou-14 do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China - STRINGER/VIA REUTERS
Foguete Longa Marcha-2F lança a espaçonave Shenzhou-14 do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China Imagem: STRINGER/VIA REUTERS

Do UOL, em São Paulo*

05/06/2022 01h30

Uma espaçonave com três astronautas decolou hoje para uma estação espacial chinesa em construção. Um foguete Longa Marcha-2F lançou a espaçonave Shenzhou-14 do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, em Gorbi, no noroeste da China.

A construção da estação espacial, batizada de Tiangong, começou no final de abril do ano passado com o lançamento do primeiro e maior de seus três módulos, chamado Tianhe e que funciona como alojamento dos astronautas.

Os módulos Wentian e Mengtian serão lançados em julho e outubro, respectivamente, ancorando em Tianhe para formar uma estrutura em forma de T. A conclusão da construção da estação espacial chinesa está prevista para o fim deste ano.

O comandante da missão Chen Dong, de 43, e os companheiros de equipe Liu Yang, de 43, e Cai Xuzhe, de 46, trabalharão na estação espacial por seis meses antes de retornar à Terra em dezembro, após a chegada da uma nova tripulação na estação espacial.

* com Reuters