Topo

YouTube Vanced: o que é e por que está sendo considerado nocivo pelo Google

YouTube Vanced - Reprodução/YouTube Vanced
YouTube Vanced Imagem: Reprodução/YouTube Vanced

Ellen Alves

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

30/03/2022 17h41

Conhecido por ser uma versão modificada do YouTube que adiciona recursos e bloqueia anúncios, o YouTube Vanced foi marcado pelo Google Play Protect como "nocivo" e "perigoso" para os dispositivos em que está instalado.

O aplicativo é uma alternativa ao popular serviço de vídeos e já havia sido removido da Play Store no dia 13 de março, mas continuava rodando em versões antigas para Android.

Agora, quem ainda tem o aplicativo no celular perceberá que o Google Play Protect classifica o Vanced Manager como "prejudicial" e solicita que ele seja desinstalado.

O Vanced Manager não é o mesmo app que o YouTube Vanced propriamente, mas sim um aplicativo que funciona como uma espécie de "app store" para instalar o Vanced e mantê-lo atualizado.

Por que o Google Play Protect marcou o Vanced como "nocivo"?

O Google Play Protect monitora aplicativos e alerta os usuários sobre comportamentos maliciosos, durante ou após a instalação do app.

A ideia é que ele funcione como uma espécie de antivírus para aplicativos do tipo "sideloaded", que são carregados fora do Google Play (como o jogo Fortnite, distribuído diretamente pela Epic Games).

Os motivos pelos quais o Google Play Protect marcou o YouTube Vanced como "nocivo" ainda não estão totalmente esclarecidos.

Lançado em 2019, o Vanced tinha como diferencial o bloqueio de anúncios no YouTube - uma vantagem que o YouTube tradicional permite apenas para os assinantes da versão Premium. É possível que, com esse recurso, Vanced tenha contrariado interesses estratégicos do Google.

Caso tenha o app no seu celular, o recomendado é desinstalar.