Topo

App


Usa Internet Explorer? Microsoft dá ultimato para quem não largou navegador

Tela do navegador Microsoft Edge, da Microsoft, que vai substituir o IE no Windows 10 - Reprodução
Tela do navegador Microsoft Edge, da Microsoft, que vai substituir o IE no Windows 10 Imagem: Reprodução

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt*, em São Paulo

21/03/2022 15h26Atualizada em 13/06/2022 16h55

Desde 2020, a Microsoft avisa que vai aposentar o IE (Internet Explorer). Agora, a empresa informou que, dado o número crescente de sites e serviços que não suportam mais o antigo navegador, a data limite para migrar para o Microsoft Edge é 15 de junho de 2022.

No Windows 10, quando você tentar abrir uma nova página web, mesmo que clique no Internet Explorer, entra automaticamente no Edge.

A Microsoft ressalta que vai oferecer suporte a "uma quantidade surpreendentes grande de sites" que se originam no Internet Explorer até 2029.

Para ativar o modo IE no Microsoft Edge, acesse edge://settings/defaultbrowser no navegador e habilite a função "Permitir que sites sejam recarregados no Internet Explorer" e depois reinicie o navegador.

Existe um guia de introdução em inglês que dá mais detalhes sobre a transição do IE para o Microsoft Edge.

O encerramento do suporte do Internet Explorer chegou nos aplicativos e serviços do Microsoft 365 em 17 de agosto de 2021, por isso, quem tenta a conexão com o produto pode se deparar com falhas de conectividade e uma experiência que deixa a desejar.

Até o Wordpress, plataforma de criação e hospedagem de blogs, divulgou os planos para o fim do suporte no IE 11 em março de 2011, depois que o uso do navegador caiu para menos de 1%.

Internet Explorer, o antigo rei do pedaço

Lançado em 1995, o Internet Explorer foi dominante por um longo período de tempo. Competidores como Mozilla Firefox e Google Chrome foram tomando espaço do navegador da Microsoft.

Atualmente, o navegador mais usado é o Chrome, com 65% do mercado global, segundo dados da consultoria Statscounter, que levam em conta acessos feitos via celular e computador.

O Safari, da Apple, ocupa a segunda posição com cerca de 19% de participação de mercado. O Firefox, da Mozilla Foundation, e o Edge estão na terceira e quarta colocações com 3,59% e 3,39% do mercado global, respectivamente.

*Com informações do site Bleeping Computer