PUBLICIDADE
Topo

Ouviu uma música e não sabe o nome? Seu celular vai descobrir para você

iStock
Imagem: iStock

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

17/11/2021 04h00

Você já ouviu uma música em algum lugar, como loja, academia ou lanchonete, quis anotar para escutar de novo, mas não sabia como se chamava? Fique tranquilo que tem jeito de identificar o que está sendo tocado usando o seu celular, computador, tablet ou smartwatch (relógio inteligente).

Confira abaixo como descobrir o nome da música que você ouviu ou está ouvindo:

Google Assistente (Android ou iOS)

O Google Assistente já tem essa funcionalidade há anos e a cada atualização fica melhor.

Se a música não estiver tocando mais no momento da pesquisa, você pode tentar identificá-la cantarolando ou dizendo a letra.

  1. No seu smartphone, diga: "Ok, Google", ou toque e pressione o botão "Home" (quando o celular tiver), no ícone central, localizado na parte inferior na tela, em seguida, pergunte: "Qual é a música?";
  2. Se a música estiver tocando, o Google Assistente irá informar o título e exibirá um link no YouTube. Se a música já tocou, você ainda pode tentar cantarolar a letra, a melodia ou assobiar para ter resultados de possíveis combinações.
identificar música google assistente - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As dicas não funcionam se você utilizar o app do Google Assistente no seu smartwatch, mas você consegue descobrir a música usando o aplicativo Shazam.

Siri (iOS)

É possível usar a Siri, assistente de voz da Apple, para descobrir o nome da música na maioria dos aparelhos da marca, inclusive no Apple Watch.

Porém, a estratégia de cantarolar não funciona nesse caso.

  1. Diga "Olá, Siri" ou pressione o botão "Liga/desliga" no iPhone, ou o botão de início no Apple Watch;
  2. Pergunte: "Qual é a música?";
  3. Se a música estiver tocando, a Siri irá informar o nome dela e te mostrará o link do título na Apple Music.

Shazam (Android e iOS)

O Shazam proporciona reconhecimento de música, oferece letras sincronizadas, links para serviços de streaming e facilita o compartilhamento nas redes sociais.

Adquirido pela Apple em 2019, o aplicativo está disponível para aparelhos Android e iOS (já incorporado na versão 15), além disso, está incluso em diversas marcas de smartwatches.

  1. Abra o aplicativo e toque no botão "Shazam" para identificar a música, em seguida, aparecerá a música que você estiver ouvindo.
identificar música shazam - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Não é possível cantarolar a música para o reconhecimento.

  • Para adicionar um atalho no iPhone, vá em "Settings" > " Control Center", então toque no botão "adicionar".
  • Em seguida, continue em "Reconhecimento de Música". Agora você tem um botão no "Centro de Controle".

Em um aparelho Android, é possível ir no aplicativo e arrastá-lo para qualquer lugar da sua tela, então prossiga em "Iniciar o Shazam".

Caso você deseje que o Shazam funcione em segundo plano, pressione o ícone do app e selecione a funcionalidade "Auto Shazam".

Now Playing (apenas Google Pixel)

Se você tem um celular Google Pixel 2 ou as versões seguintes, siga o passo a passo abaixo:

  1. Vá em "Configurações", depois "Som e vibração", continue em "Avançados", e então em "Agora tocando".
  2. Ative a opção "Identificar músicas reproduzidas nas proximidades". Quando você for utilizá-lo pela primeira vez, o Pixel fará o download do banco de dados de músicas. Na tela de bloqueio, você visualizará o título e o artista de qualquer música que esteja tocando no ambiente.
  3. Caso você queira encontrar um histórico completo da trilha, vá em "Configurações", "Som e vibração", "Avançado", "Reproduzindo agora" e prossiga em "Histórico de reprodução agora".