Topo

Criar chat e excluir tudo: Veja mais de 10 atalhos para dominar o WhatsApp

Divulgação
Imagem: Divulgação

Juliana Stern

Colaboração para Tilt, em São Paulo

15/11/2021 16h09Atualizada em 16/11/2021 19h18

Com mais gente trabalhando de casa, usar o WhatsApp pelo computador —seja pelo aplicativo ou na versão web— vem se mostrando uma opção mais ágil para troca de mensagens, sendo com amigos ou para resolver alguma pendência com colegas de trabalho.

Para facilitar a vida de quem fica boa parte do dia em frente ao computador, Tilt reuniu diversos atalhos do WhatsApp, que funcionam tanto no aplicativo para Windows como para a versão web, acessada pelo navegador:

Grupos e Conversas

O WhatsApp Web permite que o usuário crie novas conversas e grupos, silencie e arquive os bate-papos e ainda pesquise mensagens específicas, tudo sem que seja necessário um clique do mouse.

  • Ctrl + Alt + N = Criar um novo grupo ou conversa
  • Ctrl + Alt + Shift + "/"= Pesquisar nas conversas
  • Ctrl + Alt + F = Pesquisar mensagens na conversa atual
  • Ctrl + Alt + E = Arquivar a conversa atual
  • Ctrl + Alt + Shift + M = Silenciar a conversa atual
  • Ctrl + Alt + Shift + U = Marcar como não lida a conversa atual
  • Ctrl + Alt + Backspace = Excluir a conversa atual
  • Ctrl + Alt + Shift + "["= Ir para a conversa anterior
  • Ctrl + Alt + Shift + "]" = Ir para a próxima conversa

Os atalhos também auxiliam na hora de escrever as mensagens. Para colocar emojis, use a tecla TAB até que o app selecione o ícone de emoticons e pressione ENTER para abrir a aba.

Para navegar entre as opções, uso SHIFT+TAB e ENTER para selecionar.

Se está procurando uma carinha específica apenas digite o nome do emoji ou emoção + ENTER para ver a seleção. Caso queira acessar as abas de GIFs do aplicativo, continue apertando TAB depois de abrir a seleção de emojis.

Os atalhos também permitem que você altere a formatação do texto, uma ótima funcionalidade para destacar uma parte da mensagem.

  • Use o símbolo de asterisco (*) no início e no fim do texto para que a mensagem seja enviada em negrito (*TEXTO*).
  • Use o símbolo underline (_) no início e fim do texto para que a mensagem seja enviada em itálico (_TEXTO_);
  • Use o símbolo do til (~) no início e no fim do texto para que a mensagem seja com texto tachado (com um risco sobre o conteúdo) (~TEXTO~)

Configurações

Para acessar as configurações do aplicativo no desktop, utilize as teclas CTRL + ALT + ",". Isso abrirá a aba simbolizada pelo ícone da engrenagem. Os atalhos também possibilitam abrir seu próprio perfil no app (CTRL + ALT + P) e entrar em contato com o suporte do WhatsApp (CTRL + ALT + SHIFT +H). Para fechar o aplicativo, utilize ALT + F4 caso utilize o serviço em computador Windows ou CMD + Q para computadores macOS.

E lembre-se, estes comandos funcionam para computadores com o sistema operacional Windows; para os computadores com macOS, o "Ctrl" deve ser substituído por "Cmd" + "Shift".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do informado, usar o símbolo til (~) entre um texto no WhatsApp não o torna sublinhado, mas tachado. A informação já foi corrigida.