Topo

SpaceX envia mais 4 humanos para o espaço; entenda o que eles farão por lá

Lançamento da missão Crew-3 da SpaceX - Divulgação/SpaceX/Twitter
Lançamento da missão Crew-3 da SpaceX Imagem: Divulgação/SpaceX/Twitter

Letícia Naísa*

De Tilt, em São Paulo

11/11/2021 12h24

Quatro astronautas da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) foram enviados com segurança para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em um foguete da SpaceX, do bilionário Elon Musk. A equipe deve chegar ao destino nesta quinta-feira (11), por volta das 21h10 (horário de Brasília), e vai permanecer por lá por seis meses.

A missão Crew-3 vai substituir a tripulação da missão Crew-2, que retornou à Terra na noite de segunda-feira (8). Essa é a terceira viagem realizada pela SpaceX em parceria com a Nasa, e a quinta vez que a empresa coloca humanos em órbita.

Antes da Crew-1 e da Crew-2, uma missão de teste (Demo-2) enviou dois astronautas à ISS. E em setembro a SpaceX também lançou quatro turistas ao espaço por três dias.

Na nova missão, estão presentes três astronautas norte-americanos da Nasa e um alemão da ESA (Agência Espacial Europeia): Raja Chari, Tom Marshburn, Jayla Barron e Matthias Maurer.

Recepção de turistas

A tripulação do Crew-3 embarcou em uma nova cápsula do Dragon, a "Endurance".

Pela terceira vez, o norte-americano Tom Marshburn estará no espaço. Ele já voou a bordo de um ônibus espacial em 2009 e, em seguida, de um foguete russo Soyuz em 2012-2013. Os outros três astronautas farão a viagem pela primeira vez.

Matthias Maurer será o décimo segundo alemão a ir para fora da Terra. Uma das missões da tripulação será observar os efeitos da dieta na flora intestinal e no sistema imunológico, cujas defesas costumam ficar enfraquecidas após uma estadia prolongada no espaço.

Os quatro vão consumir uma seleção mais ampla de frutas e vegetais liofilizados (como abóbora e couve) e de barramundi, um peixe.

Eles também realizarão caminhadas espaciais, principalmente para continuar a instalação de novos painéis solares na ISS.

E eles receberão duas missões turísticas: uma, no final do ano, de japoneses transportados por uma espaçonave Soyuz, e a outra, em fevereiro de 2022, de passageiros da missão Ax-1, organizada pela empresa Axiom Space em associação com SpaceX.

*Com informações da AFP