PUBLICIDADE
Topo

Como é um furacão visto de dentro? Veja imagens feitas por drone marítimo

Saildrone Explorer SD 1045 - Saildrone/Divulgação
Saildrone Explorer SD 1045 Imagem: Saildrone/Divulgação

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

03/10/2021 18h03

O furacão Sam é considerado a tempestade mais forte da temporada de furacões no oceano Atlântico de 2021 até então. Na última semana, um drone marítimo autônomo conseguiu fazer imagens incríveis feitas de dentro da tempestade de categoria 4.

A empresa Saildrone, que trabalha com a agência governamental norte-americana NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration, ou Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, na tradução do inglês) para monitorar a tempestade, compartilhou na última quinta-feira (30) um vídeo feito por seu Saildrone Explorer SD 1045. Confira abaixo:

O vídeo mostra ondas agitadas em vários ângulos, da maneira como foram vistas pelo drone marítimo. Em comunicado à imprensa, a Saildrone afirmou que se trata do primeiro vídeo coletado por um veículo de superfície não tripulado (USV) de dentro de um grande furacão que atravessa o Atlântico. Ainda de acordo com o comunicado, as ondas alcançavam cerca de 15 metros e os ventos no local passavam de 200 km/h.

Confira abaixo outro vídeo divulgado pela Saildrone, em que além das imagens captadas pelo drone marítimo, é mostrado ainda a sua posição em relação ao olho do furacão Sam.

O SD 1045 faz parte de uma frota dos cinco que operam no Oceano Atlântico durante esta temporada de furacões, reunindo dados para ajudar a melhorar a previsão de tempestades. Ele possui cerca de sete metros e é movido a energia solar.